O estudo também revelou que 81% dos brasileiros defendem que as plataformas de redes sociais devem ser responsáveis por conter a disseminação de informações falsas.
A proximidade das eleições municipais de 2024 acendeu um alerta sobre a desinformação e a disseminação de notícias falsas no Brasil. Uma pesquisa realizada pelo Instituto DataSenado revelou que 81% dos brasileiros acreditam que as chamadas fake news podem impactar significativamente os resultados eleitorais. Segundo o levantamento, 72% dos brasileiros afirmam ter se deparado com notícias falsas nas redes sociais nos últimos seis meses, e consideram “muito importante” controlar a disseminação dessas informações para assegurar uma competição justa.
Má-fé ou desconhecimento
Para a senadora licenciada Eliziane Gama (MA), que até recentemente presidia a Comissão de Defesa da Democracia e integrava a CPMI das Fake News, aqueles que compartilham esse tipo de conteúdo fazem isso por “má-fé ou desconhecimento”. Ela destacou que “quem produz essas notícias falsas é 100% ardiloso”, pois manipula informações para atingir determinados objetivos. “É preciso um rigor maior para combater essa prática perniciosa”, afirmou Eliziane.
Apoio ao controle de notícias falsas
A pesquisa do DataSenado, realizada entre os dias 5 e 28 de junho de 2024, envolveu 21.808 brasileiros de todas as regiões do país. De acordo com o coordenador do levantamento, José Henrique Varanda, 92% da população brasileira com mais de 16 anos utiliza redes sociais, e 78% dos entrevistados apoiam o controle de notícias falsas para garantir eleições mais justas. “O estudo deixa clara a abrangência da exposição das pessoas a notícias falsas e como elas percebem os impactos dessa realidade”, disse Varanda, ressaltando a importância de medidas mais rigorosas.
Redes sociais
Além disso, 81% dos brasileiros consideram que as plataformas de redes sociais devem ser responsáveis por impedir a disseminação de notícias falsas. Essa opinião reflete o apoio popular ao uso de filtros e políticas de moderação para combater a desinformação.
- Chuvas intensas causam transtornos em Nova Serrana e provocam interdição de pontes
- Polícia Ambiental desmantela garimpo ilegal de quartzo em Arcos e prende dez pessoas
- APAC Divinópolis abre vagas para estagiários
- Exame para detectar doença rara em recém-nascido torna-se obrigatório
- Aposta de Claúdio leva prêmio de R$82 mil na Mega-Sena
Com as eleições municipais se aproximando, a expectativa é de que o número de fake news relacionadas ao pleito aumente. O Senado Federal, por meio do programa Senado Verifica – Fato ou Fake?, oferece um canal de checagem de informações para ajudar os cidadãos a identificar e combater a desinformação.
Canais de comunicação e checagem de informações
O Senado Federal disponibiliza uma série de canais de comunicação para que os cidadãos possam solicitar a checagem de informações, especialmente no contexto das eleições municipais de 2024 e no combate à disseminação de notícias falsas. Por meio desses canais, qualquer pessoa pode enviar dúvidas sobre a veracidade de notícias ou informações que circulam em redes sociais e outros meios de comunicação.
Os canais são:
- WhatsApp: 55 61 9 8190-0601
- Telefone: 0800 0 61 2211 (ligação gratuita de todo o Brasil, tanto por telefone fixo quanto celular)
- Email: senadoverifica@senado.leg.br