62 pessoas foram autuadas por estacionarem em vagas destinadas às pessoas com deficiência
“Só um minutinho”, “é rapidinho”, “vou só ali e já volto”. Estes relatos corriqueiros para quem estaciona nas vagas destinadas às pessoas com deficiência, podem causar transtornos para quem precisa destes espaços. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Segurança Pública (Settrans), realizou, nesta sexta-feira (30), ação de conscientização sobre o tema.
Na Avenida Antônio Olímpio de Morais, entre as ruas Minas Gerais e Rio de Janeiro, cadeiras de rodas foram colocadas nas vagas de estacionamento comuns, com alguns dos dizeres acima. Ao PORTAL GERAIS, o secretário municipal Marcelo Augusto dos Santos relatou que o objetivo da iniciativa é para que os praticantes desses atos se conscientizem e pensem mais sobre estas atitudes.
“Isso é para despertar as pessoas, porque é uma infração que prejudica um grupo considerável de cidadãos, causa transtornos e justamente para se colocarem no lugar do outro e ver o quão prejudica quando toma uma atitude dessas”, relatou.
Ainda de acordo com a Settrans, em 2019, 62 autuações foram aplicadas em Divinópolis, relacionadas ao estacionamento irregular em vagas de deficientes e idosos. A secretaria também informou que na área de funcionamento do rotativo, existem cerca de 50 vagas destinadas a portadores de deficiência e está sendo feita uma reformulação para que estas existam em todos os quarteirões desta região.
Semana Municipal da Pessoa com Deficiência
Esta ação foi uma de muitas realizadas nos últimos dias, relacionadas à Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. Desde o último domingo (25), ocorrem diversas atividades que visam conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas, para promover a inclusão social desse segmento populacional e para combater o preconceito e a discriminação. Nesta sexta-feira, uma caminhada relacionada ao tema, também foi feita no centro de Divinópolis.
A iniciativa foi encabeçada pela vereadora Janete Aparecida (PSD), que formulou um projeto de lei, aprovado recentemente, para que as atividades fossem instituídas em Divinópolis anualmente, entre os dias 25 e 31 de agosto. Primeiramente, o objetivo é que haja uma valorização das pessoas com deficiência.
“A pessoa com deficiência não é ineficiente e sim capaz. Por isso que a palavra que usamos nas camisetas foi superação, para mostrar essa potencialidade”, disse a parlamentar.
Um dos pontos altos da semana foi a audiência pública, realizada nesta quarta-feira (28), e que abordou questões acerca dos portadores de deficiência, em relação à acessibilidade, mercado de trabalho e políticas públicas. Desta reunião, serão tomadas frentes de trabalho, sendo estas:
- Cobertura para todos os deficientes, principalmente em saúde e convivência;
- O envolvimento das pessoas com todo o tipo de deficiência, não escolhendo somente necessidades mínimas, fazendo com que o próximo Dia D trate desse assunto;
- Manutenção constante dos elevadores de ônibus, execução de testes e as trocas, caso necessário, dentro de duas horas;
- Que sejam retiradas ou pelo menos colocadas com critério as windbanners (bandeiras de publicidade) para uma maior acessibilidade e mobilidade, assim sendo feita também uma fiscalização constante de retirada das pessoas que ficam no comércio ilegal, obstruindo o acesso dos pedestres;
- Maior celeridade para a votação do Plano de Mobilidade Urbana, que se encontra na Câmara;
- Campanhas de gentileza no transporte coletivo;
- Aumento da comporta de número de professores-apoio nas escolas municipais (lei comporta apenas 70 educadores e será levada ao Município uma sugestão para que haja um projeto de lei para ampliação);
- A disponibilidade de equipamentos (anjos) que impedem que os ônibus circulem estando com as portas traseiras abertas, evitando acidentes.
Que espaços públicos de grande demanda possam ter a possibilidade de obter mesas compatíveis para cadeirantes;
Ao PORTAL, Marcelo Augusto relatou que serão realizadas adequações para atender as demandas apresentadas à Settrans.
Entidades
A iniciativa também foi vista positivamente pelas entidades que representam as pessoas portadoras de deficiência em Divinópolis. De acordo com Marcelo Gontijo, diretora da Escola Estadual de Educação Especial Helena Antipoff, a instituição sempre participa de ações voltadas ao tema.
“Acredito que através desta semana, irão desencadear várias idéias para o ano todo”, relatou.
A escola conta com 127 alunos divididos em dois turnos, no ensino fundamental. Ainda segundo Marcela, não há como desvincular o município das reivindicações de melhorias para os portadores, mas a população também deve fazer a sua parte e se unir.
“Vimos nesta semana que tem o jeito de fazer as coisas, sem cruzar os braços e ficarmos esperando por alguém. Temos aliados e quando começamos a movimentar com coisas efetivas, parceiros aparecem e caem como bênçãos”, finalizou.
Programação
A programação da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência fecha neste sábado (31), com a realização de um Festival de Atletismo e uma cerimônia de encerramento do evento. Ambas as ocasiões serão de 08h às 11h, na Unifenas.