Nutricionistas da Secretaria de Educação de Divinópolis (Semed) planejaram o cardápio escolar dos próximos três meses. 62 unidades escolares atendidas pelo município serão beneficiadas.
Segundo a nutricionista da Semed, Nayara Cristiane Ferreira, o cardápio é elaborado levando em conta as estações do ano e os produtos que a agricultura familiar disponibiliza na época.
“Procuramos fazer o cardápio bem adequado ao clima, no verão, por exemplo, priorizamos as frutas e alimentação mais leve, no inverno colocamos comida mais quentes para os alunos. Por isso mudamos ele de três em três meses”, explica Nayara.
Para o trimestre as nutricionistas introduziram o trigo, usado para o preparo do quibe assado. Nayara conta que quando um novo produto é introduzido no cardápio, elas enviam para as escolas a receita.
“Fazemos o passo a passo de como deve ser preparado o alimento e mandamos para as escolas, para que seja feito corretamente. Durante três dias na semana nos dividimos para visitar as unidades e acompanhar como está a merenda escolar”, ressalta.
Neste novo cardápio foram introduzidos também alimentos destinados aos alunos que possuem algum tipo de restrição alimentar relacionado à nutrição. Entre eles estão leite sem lactose, adoçante dietético a base de sucralose e achocolatado diet.
“A alimentação dos alunos é uma grande preocupação da Semed, fazemos um cardápio balanceado, que atende as necessidades nutricionais das crianças. Isso é importante no desenvolvimento físico e colabora no aprendizado dos alunos”, finaliza Nayara.