Ações sobre o combate a Aids serão realizadas em Divinópolis (foto: divulgação)

Redação

Ações sobre o combate a Aids serão realizadas em Divinópolis (foto: divulgação)

Ações sobre o combate a Aids serão realizadas em Divinópolis (foto: divulgação)

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Testagem e Acompanhamento (CTA) em parceria com a diretoria de Atenção à Saúde, preparou uma extensa programação pelo Dia Mundial de Luta contra a Aids que é comemorado no dia 1º de dezembro.
Na segunda-feira (1º), partir de 12h uma equipe do SAE estará na rua São Paulo com avenida Primeiro de Junho e na avenida Getúlio Vargas em frente a Policlínica, fazendo abordagem e panfletagem com informações sobre a prevenção da Aids e distribuindo preservativos. As pessoas interessadas em fazer o teste rápido para detecção do HIV serão encaminhadas à Policlínica para fazer o exame na hora.
De acordo com a enfermeira do CTA, Francisca Vanízia de Macedo Gomes, o teste rápido será realizado dentro da Policlínica onde fica localizado o CTA e as pessoas que quiserem realizar o exame, que é gratuito, receberão informações pré e pós teste.
Entre os dias 02 e 05 de dezembro duas equipes do CTA estarão nas unidades de saúde também para a panfletagem, distribuição de preservativos e fazendo o teste rápido nas pessoas interessadas, sempre de 7 às 10 e de 13 às 16h. Na terça-feira (02) estas ações serão realizadas no Conjunto Dom Cristiano e no Conjunto Elizabeth Nogueira; na quarta-feira (03) as equipes estarão no Conjunto Jardim Copacabana e Conjunto Vila das Roseiras; quinta-feira nos bairros Quintino e Candidés; e na sexta-feira no bairro Jardinópolis e na Policlínica.
De acordo com a coordenadora das ações, Francisca de Macedo, nesta semana devem ser distribuídos mais de 20 mil preservativos e realizados em torno de 600 testes rápidos com uma equipe de mais de dez pessoas do CTA voltados para estas ações.
Inauguração
Aproveitando a importância da data, no dia 01 de dezembro às 8h30 será inaugurada a Casa de Assistência Irmã Sheilla, uma casa dia de assistência às mulheres portadoras do vírus HIV.
A casa oferecerá à estas mulheres acolhimento, grupos de adesão, oficinas terapêuticas e alimentação. Parte dos trabalhadores da casa é formada por voluntários e outra parte por trabalhadores do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) nas ações de saúde.
A casa já possui título de Utilidade Pública, sem fins lucrativos e funcionará em imóvel cedido pela Prefeitura, localizado na avenida do Contorno nº 1500. Para reformas no imóvel a casa contou com mão de obra da Prefeitura e da Gerdau e sua manutenção será custeada com doações