?

A partir desta quinta-feira (05), um contrato firmado entre a Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis (Semusa) e o Hospital São João de Deus permitirá que centenas de pessoas passem a ter acesso, gratuito, a vários procedimentos na área oftalmologica.

Somente amanhã, a partir das 6h, 180 pessoas passarão por cirurgia de catarata. O procedimento é um dos mais requisitados na rede pública de saúde, principalmente para as pessoas que já passaram dos 60 anos.

“Esse serviço era realizado na cidade de Carmo da Mata e agora estará sendo oferecido em Divinópolis. Ele diminuirá a nossa fila de espera por esse tipo de procedimento e também dará maior comodidade aos nossos pacientes que não terão mais que se deslocar para outra cidade”, explica Amarildo Sousa, gerente de regulação da Semusa.

Ao realizar a cirurgia o paciente receberá óculos de proteção e um colírio. O retorno para a avaliação do procedimento cirúrgico ocorrerá na sexta-feira (06). Um médico plantonista ficará sobre aviso caso ocorra alguma intercorrência.

Cada cirurgia custará para o município R$ 643,00 e será oferecida de graça para a população. A expectativa da Semusa é de que ao longo do ano outras cirurgias sejam agendas. Daí a necessidade do usuário interessado procurar a unidade de saúde de referência da sua região e solicitar sua inclusão. Os atendimentos serão realizados mediantes a disponibilidade de vagas e avaliação clínica dos interessados.

Além da cirurgia de catarata o contrato firmado com o Hospital São João de Deus prevê a realização de outros procedimentos.

“Somado a esse serviço será retomado a avaliação de glaucoma, realização de consultas de refração, retinografia e exames complementares”, conclui Amarildo.