Nove parlamentares mineiros aparecem na relação que destaca a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulação de propostas
“Figura carimbada” nas redes sociais, o senador Cleitinho Azevedo (Republicanos) ficou de fora da lista dos mais influentes do Congresso Nacional em 2024, ou, em outras palavras, dentre os “cabeças”. Nove parlamentares de Minas Gerais aparecem na relação divulgada nesta sexta-feira (28/6) pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).
Entre os mineiros está o senador e presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Também se destacam entre os mineiros mais influentes:
- Deputado Aécio Neves (PSDB-MG)
- Deputado Lincoln Portela (PL-MG)
- Deputado Nikolas Ferreira (PL-MG)
- Deputado Odair Cunha (PT-MG)
- Deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG)
- Deputado Reginaldo Lopes (PT-MG)
- Deputado Rogério Correia (PT-MG)
- Deputado Zé Silva (Solidariedade-MG)
Os “Cabeças” do Congresso Nacional são, na definição do Diap, aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades, bem como habilidades.
“Entre os atributos que caracterizam protagonismo no processo legislativo, destacamos a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando a repercussão e tomada de decisão”, detalha.
Enfim, é o parlamentar que, isoladamente ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar papel e contexto para desempenhá-lo.
De acordo com o Diap, a pesquisa inclui apenas os parlamentares que estão no efetivo exercício do mandato no período de avaliação, que considera o desempenho parlamentar desde a posse, especialmente no 1º trimestre de 2024.
- Jovem baleada ao retornar de festa em São Sebastião do Oeste, precisa de doação de sangue
- Militares realizam treinamento para capacitação no combate a ataques a agências bancárias
- Cursos gratuitos estão com inscrições abertas no Senai de Arcos
- Edital de concurso de ilustração convida alunos da rede pública para ilustrar livro infantil
- Selos falsos da Anatel são apreendidos em operação de combate ao comércio ilegal de medicamentos
O levantamento
Ao todo, o levantamento listou os 150 parlamentares mais influentes, assim como em ascensão.
Entre os 100 parlamentares que comandam o processo decisório no Congresso Nacional em 2024, 69 são deputados e 31 senadores. Conforme a pesquisa, desses, 24% são novos em relação aos “Cabeças” de 2023. Dos 24 novos, 17 são deputados e 7 senadores.
Dentre os 50 em “ascensão”, são 26 novos parlamentares, sendo 25 deputados e 1 senador.
PT e PL, respectivamente, lideram o ranking entre os parlamentares mais influentes do Congresso Nacional em 2024. O primeiro por ser o partido do presidente da República e o segundo por ser o maior partido a liderar a oposição ao governo.