Moradores do bairro Padre Libério já cobraram providências da AB Nascentes e agora irão recorrer ao MP
A chuva que caiu durante a noite desta quinta-feira (02) prejudicou mais uma vez os moradores da Rua Madre Xavier Novoa, no bairro Padre Libério, em Divinópolis. Em vídeos encaminhados ao PORTAL CENTRO-OESTE uma residente do local mostra a própria casa, toda atingida pela lama.
A situação no bairro Padre Libério já foi relatada pela nossa reportagem em março. Na época a associação de moradores do local encaminhou ofício à AB Nascentes das Gerais cobrando providências.
A concessionária é responsável pelas obras na região as quais os moradores alegam ser o principal fator dos últimos alagamentos.
De acordo com a associação, nada mudou desde então e a empresa empurra a responsabilidade para o município. Já a prefeitura notificou a AB Nascentes.
Sem sossego
A presidente da entidade, Kátia Leite disse ao PORTAL que os moradores do Bairro Padre Libério continuam não tendo sossego.
“Imagina você estar na sua casa, tranquilo e de repente entra barro, água e esgoto (…) Começa a chover e a gente já se preocupa e com essa de ontem então, ficamos muito apreensivos. O pessoal está muito abalado, pois alagou tudo, atingiu casas e foi um transtorno”, relatou Kátia.
Três casas e uma serralheria foram atingidas pela lama causada pela chuva de ontem. Devido a isso, a associação irá encaminhar, até a próxima semana, um ofício ao Ministério Público, reivindicando melhorias.
Esse é um dos diversos problemas que o bairro passa, além de falhas no saneamento, por exemplo.
“Temos que responsabilizar quem faz isso, porque não é justo que as pessoas sejam prejudicadas por empresas desse porte. Temos um documento completo que iremos encaminhar ao MP, para relatar toda a situação, pois estamos sofrendo com isso há mais de 20 anos, mas agora, isso está bem pior”, finalizou.
Nascentes
O PORTAL procurou a Nascentes das Gerais e a mesma, através da assessoria de imprensa, se posicionou através desta nota.
“A AB Nascentes das Gerais informa que já foi constatado e registrado anteriormente que os últimos alagamentos provocados pelas fortes chuvas ocorridas na região do bairro Padre Libério, inclusive o registrado na noite de ontem (02/05), ocorreram pela deficiência e falta de manutenção adequada dos dutos de drenagem urbana.
Esclarecemos que as obras de implantação de dispositivo de retorno e acesso em dois níveis a Av. JK, estão dentro da faixa de domínio do Estado e não possuem relação com a infraestrutura sob jurisdição do munícipio. Também é de conhecimento público (divulgado pela imprensa local), que o referido problema já perdura por mais de 15 anos na região, ou seja, trata-se de questão já existente, anterior a qualquer obra por parte da concessionária.
Portanto, não é responsabilidade da concessionária a ineficiência do sistema de drenagem urbano e suas consequências, havendo ainda, a existência dos necessários controles técnicos das obras.”