Entidades se unem para levar informação, serviços e marcar a data de lutas em defesa feminina

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) de Divinópolis realizará uma ação voltada para a população em comemoração ao Dia Nacional da Mulher. O evento será neste sábado (29/4) no quarteirão fechado da Rua São Paulo, em frente à Câmara Municipal de Divinópolis, das 09h às 12h.

A ação marca o Dia Nacional da Mulher celebrado no dia 30 de abril.

O evento contará com várias entidades parceiras:

  • Orientação e assessoria jurídica;
  • Psicológica gratuita;
  • Cidados com a pele e maquiagem;
  • Interatividade com adultos e crianças;
  • Serviços como aferição de pressão;
  • Auriculoterapia e varal da “Valorização da Mulher”, confeccionado pelas conselheiras municipais.

Para abrilhantar o evento, a Banda do Corpo de Bombeiro da capital, levará a musicalidade à comemoração com canções consagradas que são reproduzidas de forma leve e emocionante pelos músicos da corporação.

“Meu Amar”, OAB , “Restaurando Marias”, “Borboletas”, “SOAC”, “Secretaria Municipal de Assistência Social – Semas”, Patrulha da PM “Maria da Penha”, AACO, “Exposição Revele seu Talento”, Secretaria Municipal de Saúde – Semusa, Prefeitura de Divinópolis, vereadora Ana Paula Quintino, Corpo de Bombeiros e Restaurante Batista são alguns dos apoiadores para a realização do evento voltado para o público feminino.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Tatiane de Souza reafirma que a escolha da data é para sair do cunho comercial que se tornou a comemoração do dia Internacional das Mulheres, no dia 08 de março, para focar na necessidade de se buscar equidade e avanços na luta diária existente.

“O nosso foco é dar a mão à mulheres que precisam diariamente de ajuda porque são subjulgadas pela sociedade. Ainda temos muitas bandeiras a empunhar e precisamos estar unidades para alcançar os avanços necessários”, revelou.

Origem do Dia Nacional da Mulher:

  • O Dia Nacional da Mulher foi instituído em 1980, através da Lei nº 6.791, de 9 de junho de 1980.
  • A escolha da data é o dia do nascimento de Jerônima Mesquita, enfermeira brasileira que liderou o movimento feminista no Brasil e que colaborou na criação do Conselho Nacional das Mulheres.
  • Além disso, Jerônima também foi a fundadora do Movimento Bandeirante. O principal objetivo do movimento era promover a inserção da mulher na sociedade em áreas diversas.