Vereador alerta e diz que sistema está entrando em colapso

Hospitais de Divinópolis atingiram 100% de ocupação de leitos exclusivos para COVID-19. Dados foram divulgados nesta terça-feira (09/02), pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). No Complexo de Saúde São João de Deus todos os 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pelo Sistema Único de Saúde (SUS) estão ocupados. Já no Hospital de Campanha, que atende unicamente pelo SUS, a enfermaria atingiu 100% de ocupação. Lá tem 12 vagas.

Já na rede privada, o Hospital São Judas está com 100% dos leitos de CTI adulto exclusivos para COVID-19 ocupados. No Santa Mônica a ocupação total é das vagas disponíveis no CTI Infantil, também para quadro clínico compatível com a doença. Os dados são desta terça-feira (09/03) e são flutuantes e podem mudar a qualquer momento.

“Colapso”

A situação do hospital de campanha provocou reação entre os vereadores. A Comissão de Saúde visitou o local e constatou a lotação. O vereador Israel da Farmácia chegou a falar em “colapso do sistema” e cobrou medidas imediatas do governo.

“Se chegar alguém hoje lá e amanhã não temos espaço para internar na UPA. Precisamos tomar uma decisão. Uma ação rápida para que isso não aconteça. Para que não tenha óbito. Vamos chamar o conselho de saúde, o da pandemia. Reunir e ver o  que pode ser feito. Estamos com lotação máxima na UPA, no São João de Deus”, afirmou em pronunciamento na reunião da câmara de hoje.

Na mesma linha, a vereadora Lohanna França cobrou providência e falou em fechar a cidade. 

“Recomendo que todo mundo que duvide vá (…) É ruim, mas vai ter que fechar. Qualquer pai aí, se seu filho precisar de UTI capaz de não ter”, alertou.

Divinópolis é polo da macrorregião Oeste e referência para 52 municípios. Ela também é polo da microrregião formada por Carmo do Cajuru, Itapecerica, São Gonçalo do Pará, São Sebastião do Oeste, Cláudio, Perdigão e Araújos.

Em fevereiro Divinópolis também recebeu pacientes de cidades do Alto Paranaíba para tratamento contra a COVID.