Scanner Intraoral e Impressora 3D em tratamentos odontológicos no cssjd
Scanner Intraoral e Impressora 3D são usados nos tratamentos odontológicos pelo SUS no CSSJD (Foto: Divulgação/CSSJD)

A tecnologia permite digitalizar estruturas faciais, realizar simulações cirúrgicas virtuais e imprimir guias cirúrgicos de alta precisão

O Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD), em Minas Gerais, inova no tratamento odontológico ao se tornar a primeira unidade vinculada ao Sistema Único de Saúde (SUS) no estado a utilizar um Scanner Intraoral e uma Impressora 3D para tratamentos odontológicos. Os equipamentos, avaliados em mais de R$ 30 mil, serão empregados no Centro de Assistência e Reabilitação às Deformidades Craniofaciais (Refaces). Ele é referência em alta complexidade para as regiões Oeste, Leste, Vale do Aço e Leste do Sul.

A doação dos equipamentos partiu da CPMH Digital e por uma equipe de especialistas em bucomaxilofacial, incluindo o coordenador do Refaces, Dr. Thiago Rodrigues de Aguiar. Com o uso do Scanner Intraoral Shining 3D e da Impressora 3D Halot-Mage, o hospital promete revolucionar os tratamentos cirúrgicos. Assim, tornando os procedimentos mais previsíveis e seguros.

A tecnologia permite digitalizar estruturas faciais, realizar simulações cirúrgicas virtuais, assim como imprimir guias cirúrgicos de alta precisão. Ou seja, aumentando a assertividade nos tratamentos e reduz complicações.

“O uso dessa tecnologia oferece uma reabilitação mais eficiente e devolve, com mais qualidade, resultados funcionais e uma melhor qualidade de vida aos pacientes”, destacou Dr. Thiago Rodrigues.

Tecnologia de ponta: tratamento odontológico pelo SUS no CSSJD

O CSSJD é o primeiro hospital filantrópico no estado a oferecer essa tecnologia inovadora no SUS. Conforme Dr. Thiago Rodrigues, a adoção dessa solução coloca a instituição em posição de vanguarda.

“O SUS não oferece esse tipo de tecnologia atualmente. Essa conquista reflete o compromisso do CSSJD com a excelência no atendimento e na busca por tratamentos mais eficazes e precisos”, ressaltou.

O Diretor Presidente do CSSJD, André Waller, destacou o valor estratégico dessa inovação.

“Investir em um parque tecnológico de excelência não é apenas modernizar processos, mas reafirmar nosso compromisso com a saúde pública de qualidade. O uso dessas tecnologias é um marco que inspira nossa equipe a continuar buscando sempre o melhor”, afirmou.

Equipe especializada e reconhecimento nacional

A equipe de Traumatologia Bucomaxilofacial do CSSJD é composta pelos doutores Thiago Rodrigues de Aguiar, Paulo Ricardo Couto Paz, Victor Sebastião Almeida e Pedro Paulo Dias Brandão. Dr. Paulo Ricardo Couto Paz é o profissional responsável pelo uso do Scanner Intraoral nos atendimentos complexos realizados pelo Refaces.

A adoção dessa tecnologia reforça a posição do CSSJD como centro de referência em Minas Gerais, abrindo novas oportunidades para pesquisas e parcerias estratégicas.