Apesar do sono ser uma necessidade fisiológica do ser humano, é comum ter que ensinar as crianças a dormirem por meio de processos que preparam o corpo delas para esse momento. Uma das técnicas mais usadas para fazer isso é a higiene do sono, que também é amplamente recomendada por especialistas e médicos do sono. Por isso, esse termo precisa ser entendido de forma mais aprofundada pelos profissionais de saúde.
O sono é um assunto extremamente importante, mas abordado de forma superficial durante a graduação. A insônia infantil está no top 5 das queixas mais ouvidas pelos pediatras nos seus consultórios. Por isso, é muito importante fazer um curso de insônia pediátrica e entender melhor sobre esse assunto.
O principal objetivo do curso é auxiliar os profissionais de saúde no diagnóstico e na escolha do melhor tratamento para a criança e para a família. A profissional responsável em ministrar as aulas do curso é a doutora Ana Elisa Ribeiro Fernandes, médica do sono e professora na UFMG e presidente do Departamento do Sono da Sociedade Mineira de Pediatria. Sua principal missão é disseminar conhecimentos sobre Medicina do Sono desde a graduação médica. Com mais de 20 anos de atuação na área, conheça o trabalho da doutora aqui.
Fatores que ajudam na falta de sono infantil
Alguns fatores podem ajudar a criança a adormecer com mais facilidade, como escuro, ausência de telas, alimentação adequada, rituais que devem se repetir todos os dias, como tomar banho no mesmo horário, colocar pijama, escovar os dentes, contar história….É necessário que o médico saiba fazer uma boa anamnese para entender onde está o erro e quais as medidas mais adequadas a serem sugeridas.
Faça aqui a sua inscrição.