A cerimônia ocorreu em comemoração aos 17 anos da Lei Maria da Penha; A delegada Gorete Rios atuou por mais de 20 anos na delegacia da mulher
A delegada Gorete Rios recebeu homenagem pelos relevantes serviços prestados na condução dos trabalhos na delegacia da Mulher de Divinópolis. A homenagem, então, partiu da deputada estadual Lohanna França (PV).
A cerimônia ocorreu durante reunião em comemoração aos 17 anos da Lei Maria da Penha na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, na quinta-feira (24/8).
A lei Maria da Penha instituiu instrumentos jurídicos a fim de garantir proteção para as mulheres brasileiras vítimas de violência doméstica.
Idealizadoras da Delegacia da Mulher no município em 2002, ela ficou à frente por mais de 20 anos. Desta forma, como referência à violência sexual, Gorete Rios, com a colaboração do médico legista à época, implantou o protocolo da Violência Sexual.
- Câmara de Divinópolis será ponto de arrecadação para vítimas das chuvas
- Fábrica clandestina de fogos explode em Santo Antônio do Monte
- Homem morre após carro cair sobre ele em Santo Antônio do Monte
- Faltou prioridade da prefeitura, diz Lohanna sobre alagamentos em Divinópolis
- Divinópolis enfrenta alto risco de epidemia de dengue em 2025
Com isso, as vítimas de qualquer idade e gênero passaram a ser atendidas de forma humanizada no Complexo de Saúde São João de Deus.
Expressividade
Diante da expressividade, Lohanna destacou durante a reunião o papel da Lei Maria da Penha, assim como, o das políticas públicas na proteção das mulheres.
“Hoje ainda é o dia em que a gente fala desses 17 anos dessa lei que permitiu que conseguíssemos conscientizar a mim e a todas nós sobre os direitos que a gente tem enquanto cidadãs. Ou seja, enquanto seres humanos, enquanto pessoas que nasceram neste país, que tem uma Constituição maravilhosa, completa e que precisa ser mais bem cumprida por todos aqueles que estão em posição de poder, inclusive nós”, ressaltou a deputada.
Ao receber a homenagem a delegada, que está afastada para a aposentadoria, agradeceu à deputada Lohanna pelo reconhecimento. Também relembrou a abertura da delegacia especializada.
Embora esteja em processo de aposentadoria, Gorete Rios também revelou que vai se inscrever na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para prestar serviço voluntário às mulheres vítimas de violência e à pessoas vítimas de discrimação e ódio.
“Eu falava que abrimos a delegacia a trancos e barrancos. E, a trancos e barrancos mesmo, nós recebemos doações de faculdade, recebemos muito apoio da sociedade e apoio da Polícia Civil também. No dia da inauguração, nós falamos também que estávamos recebendo voluntários, psicólogos voluntários para trabalhar, para dar assistência à mulher. Não existia a Lei Maria da Penha, isso em 2002. Nós conseguimos vários psicólogos, inclusive uma socióloga, uma assistente social”, lembrou Gorete.
- Câmara de Divinópolis será ponto de arrecadação para vítimas das chuvas
- Fábrica clandestina de fogos explode em Santo Antônio do Monte
- Homem morre após carro cair sobre ele em Santo Antônio do Monte
- Faltou prioridade da prefeitura, diz Lohanna sobre alagamentos em Divinópolis
- Divinópolis enfrenta alto risco de epidemia de dengue em 2025
Quem é Gorete Rios
Maria Gorete Rios é advogada, graduada em Direito pela FADOM Divinópolis e Pós Graduada em Violência Doméstica pela USP e em Direito Público pela FADOM. Aprovada no concurso para Delegada de Polícia em 1998, trabalhou em Carmo da Mata e Cláudio, sendo transferida, a pedido, para a Delegacia Regional de Divinópolis em 2000.
Desde sua chegada em Divinópolis trabalha à frente da Delegacia de Mulheres.
Permaneceu como Delegada de Mulheres durante quase todo o tempo de exercício até seu afastamento preliminar para aposentadoria, em 2023.