Lohanna e Lucas pedem renovação da frota do samu
Os deputados apresentaram o requetimento da renovação da frota do Samu (Foto: Guilherme Dardanhan/ALMG)

Lohanna e Lucas Lasmar querem a inclusão do Centro-Oeste no PAC Seleções; Parlamentares aprsentaram requerimento

A deputada estadual Lohanna França (PV) e o deputado Lucas Lasmar (Rede) solicitaram ao Governo Federal a renovação das frotas do Samu. A solicitação para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Centro-Oeste ocorreu por meio do “PAC Seleções”. O programa prevê a alocação de recursos para aquisição de novas ambulâncias, além da criação de novas centrais de regulação.

Os parlamentares encaminharam, então, o oficio à Superintendente Estadual do Ministério da Saúde em Minas Gerais, Maflávia Ferreira. Nele, eles direcionam o pedido ao Samu Centro-Oeste. Deste modo, tiveram aceno positivo.

“Com a perspectiva do direcionamento de recursos, a gente solicitou para a Maflávia que fosse feita a troca do Parque de Ambulâncias do Samu de Divinópolis. Com esse impacto regional e ela deu uma sinalização positiva”, destacou Lohanna.

Portanto, a deputada reforçou a importância do Samu que gerenciado pelo CIS-URG Oeste atende 65 cidades da região Centro-Oeste.

“Nós sabemos que o governo federal tem se preocupado muito com o atendimento e a reconstrução das políticas públicas. E o samu de Divinópolis tem um atendimento todo especial para toda a região e essa renovação das frotas é fundamental para o trabalho”, disse.

Mais segurança com a renovação da frota do Samu

O deputado Lucas Lasmar acredita que a renovação da frota do Samu trará, por exemplo, mais segurança para os usuários e profissionais.

“Tem ambulâncias de mais de 15 anos ainda sendo utilizadas, a gente precisa renovar e buscar recursos. Agora o PAC vai trazer essa possibilidade. Vamos cobrar junto ao Ministério para trazer mais segurança, tanto para os profissionais de saúde, quanto para os pacientes”.

Estados e municípios poderão inscrever propostas no período de 9 de outubro a 10 de novembro de 2023. Para esta etapa do Novo PAC Seleções, o governo investirá, então, R$ 65,2 bilhões em 27 modalidades. A execução ficará com os ministérios das Cidades, Saúde, Educação, Cultura, Justiça e Esporte.