Campanha será automaticamente prorrogada em Divinópolis (Foto: Divulgação/Agência Brasil)

Expectativa é de vacinar mais de 90% do público-alvo em Divinópolis

Neste sábado (04), os principais postos de saúde de Divinópolis estarão abertos para o Dia D 2019, ação que faz parte da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, vírus transmissor da gripe. A vacina será aplicada em integrantes dos chamados grupos de risco (ou prioritários).

Para atender à população, estarão abertas as seguintes unidades de saúde:

·        Afonso Pena;

·        Bom Pastor;

·        Central;

·        Centro Social Urbano (CSU);

·        Danilo Passos;

·        Estratégia de Saúde da Família (ESF) em Ermida;

·        Ipiranga;

·        Itaí;

·        Nações;

·        Niterói;

·        Nossa Senhora das Graças; e

·        São José.

É esperado que o município tenha os mesmos índices de 2018, onde mais de 90% do público-alvo foi vacinado. 60 mil pessoas deverão ser imunizadas em Divinópolis.

Fazem parte do grupo prioritário gestantes, puérperas com até 45 dias de parto, crianças de seis meses a menores de seis anos e maiores de 60 anos. Também estão no grupo de risco indígenas, pessoas portadores de doenças crônicas não transmissíveis, professores de escolas públicas e privadas, profissionais da saúde e população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

 O interessado em receber a vacina deve comparecer ao posto de saúde mais próximo de sua residência, com carteira de vacinação em mãos. É necessária também a comprovação de que tem direito a receber a vacina.

Mesmo que na maioria dos casos a gripe não seja uma doença letal, os grupos prioritários são mais suscetíveis a complicações. No caso de infecção pelo vírus, podem surgir condições sérias, como a pneumonia, ou mesmo casos em que o paciente pode chegar a óbito.