Diversas cidades da região celebram a tradicional novena com missas, procissões e eventos culturais em honra ao santo padroeiro.
A Diocese de Divinópolis se prepara, assim, para a festa de São Sebastião, santo católico do século III. Ele é venerado como protetor contra a peste, a fome e a guerra.
A devoção ao santo chegou ao Brasil com os colonizadores portugueses. Por isso, a data de 20 de janeiro marca a sua morte, em 288 D.C.
- Meta tem 72 horas para esclarecer mudanças em políticas de moderação
- Teto do INSS em 2025 sobe para R$ 8.157,40
- Vereador de Divinópolis doará vale-alimentação após polêmica sobre aumento de 371%
- Diocese de Divinópolis se prepara para grande festa de São Sebastião
- Garimpo ilegal em Arcos resulta em 10 prisões e multa de R$ 829 mil
Divinópolis
Na Igreja de São Sebastião, no Bairro Afonso Pena, o novenário ocorrerá às 19h. Em seguida, haverá uma missa com padres convidados.
No dia 19, às 15h, haverá a missa com unção dos enfermos. À noite, o novenário e a missa seguirão normalmente.
Além disso, barraquinhas e atrações culturais, como Tia Elza, animarão o evento durante toda a festa.
Leandro Ferreira
Na Paróquia São Sebastião, uma das igrejas jubilares do Ano Santo da Esperança, a novena começará neste sábado (11/01), às 19h, com Dom Tarcísio Nascentes dos Santos.
No domingo (12/02), a Missa dos Romeiros acontecerá às 10h. Além disso, a programação inclui terços e missas diárias.
No dia 20, a festa contará com alvorada às 6h, seguida de repique dos sinos e procissão luminosa às 19h.
Cláudio
No Centro de Convenções “Padre Altamiro de Faria”, a festa acontecerá no dia 19, às 9h, com leilões e praça de alimentação.
Na comunidade rural de Ribeirão do Cervo, a novena ocorrerá entre 15 e 17 de janeiro, às 19h. No dia 18, a celebração começará às 16h, seguida de leilão e café comunitário.
Itaúna
Na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, as celebrações ocorrerão há 29 anos. No sábado, o terço será às 17h30 e a missa às 18h.
No domingo, as orações terão início às 19h, seguidas da missa às 19h30. Esse cronograma se manterá até o dia 20, quando a procissão acontecerá às 19h.
Araújos e Azurita
Em Araújos, o terço será recitado às 19h, seguido de missa. Em Azurita, a novena começará no sábado (11/01) com carreata.
No dia 20, o repique dos sinos se iniciará às 5h, com missas às 6h e 19h, seguidas de procissão.
Dessa forma, a festa de São Sebastião reforça a devoção e mantém vivas as tradições na região Centro-Oeste de Minas Gerais.