FALTA-INSULINA-UPA-DIVINOPOLIS
Foto: CIS-URG Oeste/SAMU/UPA

A escassez de insumos tem impactado a disponibilidade do medicamento.

Nesta quarta-feira (27), a assessoria da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto Cordeiro, em Divinópolis, divulgou uma nota para alertar a população sobre a falta de Insulina Neutral Protamina Hagedorn (NPH).

Conforme descrito no comunicado encaminhado pelo fabricante, a escassez de insumos e o número cada vez menor de fornecedores. Essa situação tem impactado diretamente na disponibilidade de insulinas, em especial da NPH (insulina de ação intermediária).

Como dar continuidade ao tratamento?

Para garantir a continuidade do tratamento de pacientes diabéticos que já utilizam insulina NPH, a orientação é que cada paciente traga o medicamento para ser armazenado farmácia satélite da unidade. Foi adotada essa medida de contingência para evitar a descontinuidade do tratamento até normalizar a situação.

Com relação ao estoque de insulina REGULAR (de ação rápida), insulina necessária e suficiente para pronta resposta a urgências hiperglicêmicas, mantém-se abastecido.

Em nota, a Diretoria da UPA Divinópolis afirma que segue trabalhando ininterruptamente para normalizar a situação no município.