Isadora Santana
Divinópolis está investindo em tecnologias para modernizar o transporte público. Atualmente, a população conta com ferramentas voltadas para a comodidade e interação com os profissionais, como o aplicativo FaleBus e WhatsApp.
O diretor do Consórcio TransOeste, Felipe Carvalho explica que os novos canais fazem parte do programa de modernização do transporte coletivo, no qual a tecnologia é usada a favor do usuário.
“O objetivo do FaleBus é disponibilizar mais canais de informação para o usuário. O aplicativo permite a consulta dos horários de ônibus, antes que se desloquem para o ponto de ônibus, assim economiza tempo. Já o WhatsApp é um canal direto com o Consórcio TransOeste, onde as pessoas podem fazer sugestões e reclamações. Também unificamos no site todas as empresas que compõem o consórcio com as informações necessárias. Além disso, disponibilizamos ainda o telefone, onde também é possível consultar os horários de ônibus”.
A empresa estuda firmar parceria com uma rede de supermercados para facilitar a aquisição e recarga do cartão Divipass. Hoje é possível recarregá-lo em oitos pontos estratégicos da cidade e também pela internet.
Os novos serviços, segundo o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Dreyfus Rabello, foram implantados para melhor e facilitar o contrato entre o consórcio e os usuários.
“As novas tecnologias estão cada vez mais acessíveis a nossa população. É uma ajuda enorme poder consultar os horários de ônibus, fazer uma denúncia ou reclamação na palma da mão, só vem a acrescentar e melhorar o atendimento aos usuários. Mostra respeito para quem utiliza os ônibus”, ressalta Dreyfus Bueno Rabello, Secretário Municipal de Trânsito e Transporte.
Os usuários podem entrar em contato para sugestões e reclamações pelo whatsapp (37) 9 9803-0888 , pelo site ou pelo telefone (37) 3222-6788. Já o aplicativo pode ser baixado no site do consórcio e também nas lojas Google e Apple.
“Todas as mensagens serão respondidas e estão sendo respondidas. Tem uma pessoa que fica especificamente para atender as chamadas de whatsapp”, conclui Felipe.
As mensagens recebidas são repassadas para o setor responsável que analisa a sugestão ou reclamação e depois faz contato telefônico com o usuário retornando a demanda.