Divinópolis receberá NEJ em parceria com o Sebrae
Foto: Divulgação / Sebrae

O projeto oferecerá formação empreendedora a estudantes de 16 a 24 anos da rede pública, com cursos de administração previstos para começar em 2025

O Sebrae Minas e a Prefeitura de Divinópolis, formalizarão na próxima quinta-feira (04/07) um convênio para estabelecer uma unidade do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ) no município. O NEJ, iniciativa social da Escola do Sebrae, proporciona formação empreendedora e vivência prática do mundo dos negócios a estudantes de 16 a 24 anos que estejam cursando o 3º ano do Ensino Médio ou que já o tenham concluído na rede pública de ensino.

Assinatura do convênio

“A assinatura do convênio representa um marco para Divinópolis. Estamos comprometidos em oferecer aos jovens da região a oportunidade de desenvolver habilidades empreendedoras e de gestão, fundamentais para o sucesso profissional”, afirmou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

Cerimônia

A cerimônia de assinatura ocorrerá às 16h no quinto andar da Prefeitura, contando com a presença de autoridades como o superintendente do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Luiz Ângelo Gonçalves, a vice-prefeita Janete Aparecida, e o prefeito Gleidson Azevedo.

Vagas gratuitas para curso técnico

Em sua primeira etapa, o NEJ em Divinópolis oferecerá 70 vagas gratuitas para o curso técnico em Administração, divididas em duas turmas de 35 alunos cada. As aulas, previstas para iniciar em 2025, terão duração de um ano e serão ministradas presencialmente, nos turnos da tarde ou noite, em escolas públicas estrategicamente selecionadas para facilitar o acesso dos alunos.

Importância da iniciativa

Leonardo Mól, gerente do Sebrae Minas na Regional Centro-Oeste e Sudoeste, destacou a importância da iniciativa: “A implantação do NEJ em Divinópolis representa uma oportunidade transformadora para os jovens da região, proporcionando-lhes uma formação empreendedora de alto impacto.”

Fortalecimento do empreendedorismo

O prefeito Gleidson Azevedo destacou que o convênio contribuirá para o fortalecimento do empreendedorismo e a sustentabilidade econômica local. “Este projeto não apenas capacitará os estudantes para desenvolverem negócios competitivos, mas também os preparará para enfrentar os desafios do mercado de trabalho”, afirmou Azevedo.