AUMENTO-ACIDENTES-DE-TRÂNSITO-EM-DIVINÓPOLIS
Fonte: Polícia Militar

Em 2024, mais de mil pessoas ficaram feridas e 14 morreram em acidentes de trânsito em Divinópolis

*Jhenifer Gonçalves

Dados fornecidos pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP) revelam um cenário preocupante no trânsito de Divinópolis, com um número expressivo de acidentes com mortes. A cidade do Centro-Oeste de Minas tem média de 11,4 acidentes por dia.

De janeiro a dezembro de 2023, a cidade registrou 4.314 acidentes, sendo 2.988 sem vítimas e 1.326 com vítimas, além de 16 mortes. Já em 2024, de janeiro até 21 de outubro, a SEJUSP contabilizou 3.381 acidentes, dos quais 2.365 não tiveram vítimas e 1.016 resultaram em feridos, com 14 mortes. A média diária de acidentes de trânsito em Divinópolis é de 11,4.

Principais causas dos acidentes

As principais causas dos acidentes, conforme a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), incluem falta de atenção, velocidade envolvente, ultrapassagens proibidas, assim como direção sob efeito de álcool.

Em resposta ao aumento dos índices, a Polícia Militar de Divinópolis introduziu uma série de medidas preventivas. Entre as ações destacam-se operações em locais específicos, blitzes educativas, campanhas de conscientização nas redes sociais e palestras em escolas e empresas.

Medidas para conscientização dos motoristas

Conforme dados do Observatório de Segurança Pública de Minas Gerais, a principal causa dos acidentes em Divinópolis é a falta de atenção. Portanto, para reduzir esses números, é fundamental que os condutores e pedestres adotem um comportamento mais atento no trânsito. Além disso, sigam as regras de circulação e respeitem a sinalização. A conscientização e o cuidado de todos são essenciais para tornar o trânsito mais seguro.

A Polícia Militar desenvolveu estratégias para reduzir os números alarmantes de acidentes. Além disso, houve uma intensificação de operações repressivas, com foco na fiscalização de motoristas imprudentes e na inspeção de veículos. De acordo com a PM, a conscientização dos motoristas e a colaboração entre os órgãos responsáveis ​​pelas vias e sinalizações são fundamentais para reverter o cenário.

Papel da SETTRANS

Para tentar mininizar os números, a Secretaria Municipal de Trânsito, Segurança Pública e Mobilidade Urbana (Settrans) discutiu medidas preventivas para melhorar a segurança viária em Divinópolis.

“Entre elas, destaca-se a intensificação de campanhas educativas nas mídias sociais. Visando aumentar a conscientização de motoristas e pedestres”, destaca o secretário da pasta, Lucas Lopes.

O secretário pontua sobre os investimentos realizados pela Prefeitura.

“Houve um investimento de mais de R$ 2,5 milhões em melhorias, incluindo a implementação de medidas de redução de velocidade em 15 portas de escolas. Isso, com o objetivo de proteger os alunos. Outros investimentos incluem a renovação de pinturas de sinalização horizontal e a substituição de placas de trânsito em pontos estratégicos, bem como melhorias no sistema de monitoramento dos semáforos, para garantir maior fluidez e segurança no trânsito”, finaliza.

Ainda conforme o secretário, a redução dos sinistros de trânsito em Divinópolis também depende da conscientização de motoristas e pedestres.

“O respeito às regras de trânsito é essencial para a segurança. A Prefeitura, através da Settrans, tem investido em campanhas de conscientização, melhorias na infraestrutura viária e modernização da sinalização e controle de tráfego”, listou.

Lopes afirma que apenas com a combinação de atitudes responsáveis ​​da população e desses investimentos, pode ocorrer a diminuição significativa nos acidentes.