Outras cidades da região também aparecem na relação de tempo seco extremo, com índices menores que os de desertos.
Uma névoa seca se espalha sobre Divinópolis nesta quarta-feira (4/9), um dos dias mais críticos quanto à baixa umidade do ar, que chegou a se igualar à de desertos como o Saara. Além do município do Centro-Oeste, outros da região de Minas também aparecem na lista, como Oliveira, Formiga, Dores do Indaiá e Pompéu.
Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em Divinópolis a umidade do ar ficou em 14%. Nas outras cidades, o índice foi ainda menor:
- Pompéu: 9%
- Dores do Indaiá: 11%
- Formiga e Oliveira: 12%
Divinópolis se igualou à umidade do ar registrada, por exemplo, no deserto do Saara, onde o índice varia de 14% a 20%. No caso dos demais municípios do Centro-Oeste, a umidade ficou ainda mais baixa.
Limite ideal da umidade relativa do ar
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o limite ideal da umidade relativa do ar é em torno de 60%. Sendo assim, o Inmet orienta a população a beber mais líquidos e evitar tanto atividades físicas quanto a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. Também é importante intensificar o uso de hidratante para a pele e umidificar os ambientes.
- Bolsa Mais professores: Governo lança programa de bolsa para licenciaturas
- Defesa Civil e Bombeiros atendem 37 Ocorrências após chuvas em Divinópolis
- Defesa Civil emite alerta extremo de chuva para Divinópolis
- Chuva de 114,8 mm provoca caos em Divinópolis
- Chuva em Divinópolis: Settrans divulga pontos de interdição
Onda de calor em Divinópolis
Divinópolis e região, assim como outras localidades de Minas, também estão sob “perigo potencial” devido à nova onda de calor. Setembro começou com temperaturas chegando a 5°C acima da média para o período. Para se ter uma ideia, nesta quarta-feira (4/9), a máxima chegou a 36°C.
Nesta quinta-feira (5/9), os termômetros devem marcar máxima de 35°C em Divinópolis, Dores do Indaiá e Oliveira, e 36°C em Pompéu.
O alerta, válido desde terça-feira (3/9), deve durar até três dias, conforme o Inmet. O risco de calor acima da média se estende para Nova Serrana, Bom Despacho, Abaeté, Itaúna, dentre outras cidades do Centro-Oeste de Minas.