A parlamentar condenou o uso de narrativas sensacionalistas para mascarar os problemas reais enfrentados pela educação.
A vereadora Kell Silva (PV) usou a tribuna da Câmara Municipal de Divinópolis, nesta terça-feira (4/2) para fazer um pronunciamento firme sobre os desafios enfrentados pela educação no município. Professora e defensora da área, ela destacou que a cidade vive uma “batalha da razão contra a ignorância e o fanatismo”.
Kell foi alvo de ataques na semana passada nas redes sociais por militante de direita em uma discussão sobre a composição da Comissão de Educação. Embora professora, ela ficou apenas como suplente.
Durante o discurso, criticou a disseminação de desinformação e afirmou que pessoas sem experiência na educação tentam conduzir o debate de forma leviana.
“A educação está em risco em Divinópolis porque pessoas totalmente desqualificadas, sem lugar de fala e que nunca entraram em uma sala de aula se dizem qualificadas para debater a educação”, afirmou Kell.
A parlamentar também condenou o uso de narrativas sensacionalistas para mascarar os problemas reais enfrentados pelo setor.
Conforme ela, há um desmonte progressivo da educação, marcado por desvalorização dos professores, falta de infraestrutura nas escolas e decisões administrativas prejudiciais aos alunos.
Kell Silva: Infraestrutura precária e desvalorização dos professores
Durante sua fala, Kell Silva enfatizou que o descaso com a infraestrutura escolar compromete a qualidade do ensino.
Para ela, não basta ter prédios novos se não há valorização do profissionais da educação. Além disso, sofrem com sobrecarga de trabalho.
“Os pais, os alunos e os professores sofrem com o descaso que começa com a falta de infraestrutura nas escolas. Não adianta nada o prédio ser novo com um Play Ball inútil no pátio, se não tem professor valorizado, se não tem professor com saúde mental em dia”, disparou.
A vereadora também criticou o reajuste considerado irrisório no vale-alimentação dos professores.
O valor subiu de R$14 para R$15 por dia, o que, de acordo com ela, demonstra a falta de compromisso com a categoria.
“Vocês estão mais preocupados em fazer cortes para o Instagram desmoralizando os professores do que discutindo o valor ridículo do reajuste do vale-alimentação”, pontuou.
- Escolas de Minas adotam novas regras para uso de celulares
- Divinópolis vive “batalha da razão contra a ignorância e o fanatismo”, diz Kell
- Lohanna deve assumir liderança bancada feminina na ALMG
- Temos uma câmara derrotada trabalhando contra Divinópolis, diz Israel da Farmácia
- Veja como fica a composição das comissões permanentes da Câmara de Divinópolis
Propostas para melhorias no setor
Diante dos desafios enfrentados pela educação em Divinópolis, Kell Silva reforçou seu compromisso com a valorização dos professores e a ampliação do acesso ao ensino.
Ela destacou sua defesa da Lei 10.639, que estabelece o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas.
Além disso, mencionou um dos primeiros projetos que apresentou na Câmara, o Passe Livre Estudantil, que prevê gratuidade no transporte público para estudantes de escolas, faculdades e cursos técnicos.
“O estudante pode ir de graça pra escola, faculdade, curso técnico, porque é dessa forma que os riscos da educação vão ser vencidos e não através de lacração ou da covardia de colocar professores como vilões”, afirmou.
Demissões na segurança escolar
Outro ponto levantado pela parlamentar foi a demissão de profissionais de segurança escolar sem aviso prévio, justamente no período de retorno às aulas. Em seguida, a Prefeitura Municipal de Divinópolis, classificou como “erro de comunicação” e disse que não haverá o encerramento de contrato com vigias.
Kell criticou a falta de transparência na decisão e alertou para os riscos que isso representa para a segurança de alunos e professores.
“O perigo é real sim pra educação dessa cidade. Quando os pais descobrem pela boca miúda que os profissionais de segurança das escolas estavam sendo demitidos sem nenhuma comunicação prévia em véspera de retorno às aulas”, denunciou.
Kell Silva: Compromisso com a educação
A vereadora finalizou o discurso reafirmando que continuará lutando por uma educação pública de qualidade e pela valorização dos profissionais do setor.
Para ela, o debate sobre o tema precisa ser feito com seriedade, sem ataques ou distorções da realidade.
“Espero que ao longo do meu mandato a vossa admiração aumente mais por conta dos trabalhos que a gente vai realizar nesta Câmara”, concluiu.