Prefeitura afirma que os prédios demolidos estavam condenados pela Defesa Civil e que precisa de dinheiro para obras
Com o convênio entre a prefeitura de Divinópolis e a Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) parado, a história do DTC ganha um novo capítulo. Nesta sexta-feira (14/6), embora iniciado ainda no final de maio, a demolição de prédios chamou a atenção. Parte da história do Divinópolis Tênis Clube está no chão.
O projeto de revitalização, como divulgado em agosto passado pelo senador Cleitinho Azevedo (Republicanos) está apenas na promessa. Mesmo tendo posado para foto ao lado da professora da Uemg Lavínia Rosa Rodrigues, o convênio entre a prefeitura e a instituição continua parado.
Leia também:
A reportagem do PORTAL GERAIS questionou a prefeitura ao longo desta sexta-feira (14/6) sobre os motivos pelos quais, até o momento, não houve a formalização do convênio. Contudo, como comumente, ficamos sem respostas.
Tentamos contato também com a Uemg para saber o que estava pendente para tirar o projeto do papel. Nesta segunda-feira (17/6), a assessoria informou que a “diretoria da Uemg Divinópolis vai agendar uma reunião com a prefeitura para discutir o assunto.”
- Acidente na MG-050 em São Sebastião do Oeste deixa cinco feridos
- Câmara de Divinópolis: do analógico ao digital
- Acidente na MG-050 deixa seis feridos; motorista abandona o local
- Motorista sem habilitação sofre acidente grave na MG-050 em Divinópolis
- Presidente do Sintram avalia gestão e desafios para servidores públicos em 2024
Ao PORTAL GERAIS, a prefeitura de Divinópolis informou que realiza a demolição dos prédios condenados pela Defesa Civil. O desmanche teve início no dia 27 de maio, conforme o órgão, visando a segurança.
A previsão é de demolir todas as construções, restando apenas a “antiga portaria”. Além disso, a piscina e casa de máquinas também estão condenadas pela Defesa Civil.
A prefeitura também falou do que classificou como “grande projeto para o DTC”. Porém, disse que precisa de recursos para iniciar e colocar em prática. A revitalização do espaço, conforme divulgado na época, pela assessoria do senador, custará cerca de R$ 2 milhões. Parte do recurso próprio da Uemg e o restante complemento com emenda do parlamentar.
Gestão pela UEMG
Em 2023, a Câmara aprovou um projeto de lei que autorizou o convênio entre a Uemg e o município, para que a instituição assumisse a gestão do espaço.
A intenção seria que os alunos dos diversos cursos, em especial de educação física, utilizassem o espaço com áreas livres e piscinas.
Reforma do DTC
Em agosto de 2023, a reitora da Uemg, apresentou ao senador Cleitinho Azevedo, a proposta de convênio entre a entidade e o município para reforma e gestão do espaço.
O investimento seria em torno de R$2 milhõesdo próprio orçamento da Uemg complementado com emendas do senador. Conforme informado pelo próprio senador Cleitinho na época, as obras teriam início assim que formalizasse o convênio.