O vereador Eduardo Print Jr. (SDDD) sugeriu a inclusão dos professores no grupo prioritário para receber a vacina contra a H1N1 em Divinópolis. Ele pediu ao presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Divinópolis, Edimilson Andrade (PT) que encaminhe ofício à Secretaria Municipal de Saúde solicitando a imunização.
O contato direto com crianças e com muitas pessoas foi a justificativa do vereador para defender a vacinação de professores.
“Acredito que eles possam ser incluídos no grupo prioritário” ressaltou Eduardo.
Prioritários
O Ministério da Saúde preconiza a vacinação de crianças de seis meses a menores de cinco anos, as puérperas: mulheres no período até 45 dias após o parto; gestantes: em qualquer idade gestacional; pessoas com 60 anos ou mais de idade, trabalhadores de saúde que exercem atividades em unidades que fazem atendimento para a influenza atuando diretamente no atendimento aos casos suspeitos e diagnosticados da doença.
A vacina contra a influenza também será disponibilizada para as pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (conforme listagem definida pelo Ministério da Saúde em conjunto com sociedades científicas), mediante apresentação do relatório médico com justificativa.
A população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional também receberão a vacina, bem como os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa.
Vacinação
Em Divinópolis, a segunda etapa da vacinação será neste sábado (30). Ao todo, a previsão é que 49.301 pessoas, dentro do público alvo, sejam vacinadas até o final da campanha. Nesta segunda etapa foram disponibilizadas 22 mil doses.