O processo, que começou em 1º de agosto e vai até 30 de agosto, envolve 95 caminhões percorrendo mais de 71 mil quilômetros.
Com dois meses restantes para o primeiro turno das Eleições 2024, o envio das urnas eletrônicas para os municípios mineiros está em andamento. O processo, iniciado em 1º de agosto e previsto para concluir em 30 de agosto, envolve o transporte das urnas por 95 caminhões, percorrendo mais de 71 mil quilômetros.
Transporte
A logística é coordenada pelo Centro de Apoio do TRE-MG em Belo Horizonte, com cerca de 30 funcionários envolvidos no carregamento dos caminhões. Este ano, o transporte está sendo realizado pelos Correios. Para garantir a segurança dos equipamentos, os caminhões são trancados, lacrados e monitorados por rastreadores, com o deslocamento vigiado pela Polícia Militar Rodoviária e Polícia Rodoviária Federal.
Armazenamento das urnas
Ao chegar aos destinos finais, os caminhões são recebidos por funcionários das agências locais dos Correios, que auxiliam no descarregamento das urnas. Estas são então armazenadas em locais definidos pelo chefe de cartório e juiz de cada zona eleitoral, com vigilância da Polícia Militar.
- Servidores municipais de Divinópolis garantem revisão salarial de 7,52% em 2025
- Polícia Civil prende homem por receptação de gado furtado em Itaúna
- Janeiro Branco: Saúde mental em destaque para um começo de ano transformador
- Governo de Minas utiliza drones no combate à dengue
- Carmo do Cajuru amplia farmácia móvel e facilita acesso a medicamentos
Interior de Minas
As mais de 54 mil urnas eletrônicas do TRE-MG são armazenadas em um galpão em Belo Horizonte. As urnas destinadas ao interior de Minas são enviadas para as sedes de 282 zonas eleitorais, que cobrem 851 municípios. Apenas os equipamentos para Belo Horizonte e Contagem permanecem no Centro de Apoio do TRE-MG.