Elissandra Flávia Santos é sócia da Niari Afrocosméticos; Ela ficou em segundo lugar no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios.
Quinze empreendedoras de todo o Brasil, selecionadas entre as mais de mil concorrentes, foram premiadas nesta quinta-feira (21) com o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024. Entre elas, Elissandra Flávia Santos, de Divinópolis, sócia da Niari Afrocosméticos, destacou- se ao vencer a etapa estadual na categoria ‘Pequenos Negócios’ e conquistou o segundo lugar nacional na mesma categoria.
Conheça a trajetória de Elissandra
A jornada de Elissandra Flávia começou há muitos anos, quando ainda trabalhava como empregada doméstica, na cidade de Barão de Cocais. Anos depois, se mudou para Divinópolis, onde trabalhou como camareira, e no guarda-volumes de uma loja de cosméticos.
“Já fiz de tudo um pouco. Quando entrei para o Movimento Negro, criei um curso para modelos negros. Eu também estudava jornalismo, trabalhava como trancista, e produzi eventos voltados para questões afro, como o Encrespa Geral”, relembra.
Em uma destas ações, ela conheceu a empresária Patrícia Santos, que a convidou, então, para se tornar sua sócia na Niari Afrocosméticos.
“No primeiro momento eu não aceitei, pois não tinha um centavo para investir. Depois de várias conversas, entendi que Patrícia era expert em desenvolver cosméticos. Ela estava em busca de uma pessoa com as habilidades que eu tinha, na área de vendas, marketing e comunicação, além do apoio emocional que é fundamental nos negócios. A primeira linha lançada em 2016”, explica.
Credenciamento para revenda da marca
Em meio à pandemia, em 2020, quando vários salões de beleza fecharam, as cabeleireiras viram na Niari uma oportunidade de renda. Assim, passaram a revender os produtos, com condições especiais, e o número de credenciadas cresceu.
“Após anos de terceirização, decidimos abrir a indústria e, em 2023, inauguramos a fábrica de cosméticos, que desenvolve produtos para cabelos crespos e cacheados. Atualmente, somos três sócias, todas ex-domésticas”, conta.
Sobre a premiação Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024
A cerimônia de anúncio das vencedoras ocorreu durante o Delas Summit, em Florianópolis (SC). Foram 25 empreendedoras finalistas, que concorreram em cinco categorias:
- “Pequenos negócios”,
- “Microempreendedora Individual”,
- “Negócios Internacionais”,
- “Produtora rural” e
- “Ciência e Tecnologia”.
O objetivo da competição é, então, dar visibilidade, bem como reconhecimento às empreendedoras brasileiras. Desde 2004, mais de 100 mil mulheres se inscreveram, sendo 200 premiadas.
- Autismo: A luta diária das crianças em um mundo que ainda não compreende
- Jovem de 18 anos morre após acidente na BR-354, em Córrego Danta
- Avivar Alimentos celebra 25 anos com livro que homenageia sua trajetória
- Reforma da pediatria do SUS avança no Hospital São João de Deus
- Governo de Minas lança programa de prevenção à violência contra a Mulher
A diretora de Administração e Finanças do Sebrae, Margarete Coelho, destacou a importância da representatividade das mulheres junto ao legislativo.
“Todas as mulheres empreendedoras do Brasil são vencedoras, são guerreiras. Nós pagamos mais juros, mais tributos, nossos produtos são sobretaxados. Precisamos estar muito perto de quem faz as leis para olharem melhor para nós”, destacou.