Encontro Regional do PL é marcado por discurso de união e novas filiações
Encontro Regional do PL apresentou 22 possíveis candidatos pela legenda em Divinópolis.| Foto: Brener Mouroli / Portal Gerais

Com a presença de representantes de mais de 50 cidades, o encontro regional do PL em Minas Gerais deixou claro o objetivo de unir a direita brasileira.

Aconteceu, na manhã deste sábado (23/3), na sede do Estrela do Oeste Clube em Divinópolis, o encontro regional do Partido Liberal. O evento contou com a presença do deputado federal e presidente estadual da legenda, Domingos Sávio, Bruno Engler, deputado estadual e pré-candidato a prefeitura de Belo Horizonte, além da presença do senador da república Cleitinho Azevedo (Republicanos).

O evento contou com a participação de representantes de mais de 50 cidades, entre elas, Carmo da Cajuru, Brumadinho, Cláudio, Nova Serrana, Formiga, Pedra do Indaiá, Santo Antônio do Monte e Itaguara. Com autoridades de diversas cidades, o discurso que prevaleceu no encontro foi de união, visando enfrentar os partidos de esquerda.

Para Domingos Sávio, o encontro regional apresenta uma grande importância para ser resistência ao atual governo nacional.

“O [encontro] regional representa o início de um trabalho, que tem como foco os municípios, mas claro, um olhar, uma preocupação com o futuro do nosso país. O PL, não é apenas o maior partido do Brasil, o PL tem a responsabilidade de ser mais do que a alternativa, eu diria a resistência a tentativa de uma esquerda que parece não enxergar o óbvio. Tenta caminhar na direção do socialismo populista, do comunismo que não deu certo em lugar nenhum do mundo, só leva o sofrimento, só retira a liberdade das pessoas e o PL é oposição clara ao governo da esquerda, o governo do PT do Lula”, avaliou o deputado.

Atuação nos municípios

Domingos detalha que a articulação em todo o partido é de enfrentamento a chamada esquerda. Para ele, é uma responsabilidade do partido criar uma legenda forte nos municípios. Por isso, o planejamento do partido em âmbito nacional é atingir o maior número de prefeituras e vereadores nas cidades brasileiras nas eleições 2024. Atualmente, o partido tem em Minas Gerais, 11 deputados federais, 10 deputados estaduais, 42 prefeitos, 51 vice-prefeitos, além de 394 vereadores.

De acordo com a presidente do PL Divinópolis, Cherie Mourão, “nossas expectativas [para as eleições 2024] são as mesmas que o Brasil inteiro. A defesa dos 4 pilares, aquilo que nos faz ter orgulho de ser conservadores, não conservador de ideias, mas dos nossos valores. Deus, pátria, família e liberdade”, pontuou.

Das representações presentes no encontro regional do PL, estiveram, como possíveis nomes para a candidatura como prefeitos, o nome do deputado estatual, Bruno Engler. O PL o confirmou como pré-candidato a prefeitura de Belo Horizonte pelo partido. Além da presença do vereador Rafael Conrado, um dos vereadores mais jovens eleitos pelo PL, cotado como pré-candidato a prefeitura de Carmo do Cajuru.

Luis Gonzaga Militão, ex-candidato a prefeitura de Divinópolis e vice-presidente do PL Divinópolis, ao discursar sobre as novas filiações do partido, ressaltou a necessidade da direita se manter unida, para construir uma frente forte de oposição. O discurso também foi reforçado por Cleitinho Azevedo e Domingos, ao narrarem como foi construída a relação entre eles, que mesmo de partidos diferentes, tinha como objetivo o melhor para o povo.

Filiações

Com este discurso de união, foram anunciados nomes já conhecidos no cenário político de Divinópolis. Foram anunciados como novos nomes da sigla, o ex-vereador Dr. Delano, que antes compunha a sigla do MDB; e também o vereador Zé Braz, que deixa o PV. Em Divinópolis, cerca de 22 nomes estão na lista de possíveis vereadores pelo PL, entre eles 4 mulheres.

Na imagem, Domingos Sávio, Zé Bras, Cleitinho Azevedo e Bruno Engler | Zé Bras mostra certificado de filiação ao PL.

Conforme Dr. Delano, a sua troca de partido baseou-se nas pautas levantadas pelo PL.

“O 22, ele traz para nós algumas características importantes para mim e para você. Ele respeita a educação, segurança, trabalho, família, juventude, mulher. Então, tudo isso fez com que eu saísse de um partido e me filiasse a outro. E é isso que espero, que nós nos respeitemos e que consigamos retornar a câmara municipal”, explicou o vereador.

Questionada sobre uma possível entrada de Gleidson Azevedo (Novo) no partido, a presidente do PL Divinópolis pontua que existem conversas, onde estão sendo pontuadas e alinhados os desejos de cada uma das partes. Contudo, não há nada concreto, mesmo ela pontuando que seria algo interessante.

“Sim, há uma possibilidade, mas é o tipo da coisa que tem o seu momento certo de acontecer. Como possibilidade, claro que sim! Existe conversa em termos de alinhamento de propósitos, mas não uma negociação, existe sim muita conversa, muita busca de entendimento”, esclareceu.

Gleidson não compareceu ao encontro regional do PL, pois, com explicou seu irmão, ele estaria com o pai no hospital.

PL Mulher

Um dos discursos mais evidentes no encontro regional foi o da presença da mulher no partido. Com uma forte referência a Michele Bolsonaro, presidente do PL Mulher. A representante regional, Antelma Militão, esteve presente no evento e reforçou em seu discurso o convite para que mais mulheres se filiem ao partido. Nos discursos de Domingos Sávio e Cleitinho Azevedo, também esteve presente a fala do espaço das mulheres na legenda. Para eles, as mulheres devem estar “onde elas quiserem”.