O prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo e o reitor da Universidade de Itaúna, Professor Faiçal David Freire Chequer, convênio para disponibilizar vagas de estagiários de medicina.
De acordo com o convênio, o estágio é para alunos do 12º período do curso de medicina oferecidos pela universidade. Os estudantes atuarão na rede municipal de saúde reforçando o atendimento junto a Atenção Básica. O convênio prevê designar um médico para o local para orientar e supervisionar os estagiários nas unidades. Serão disponibilizadas até sete vagas para o estágio.
“Os convênios que acabamos de assinar junto a Prefeitura de Divinópolis são muito importantes porque se referem à área de saúde. Como nós sabemos, este é um problema crônico em nível de Brasil e essa interligação entre o município e as instituições de ensino superior é muito importante para a população mais carente que é, exatamente, a população que mais utiliza do SUS. Entendemos que a universidade tem um dever social de colaborar com o poder público na solução desse problema. Os nossos alunos irão interagir com o próprio SUS e o curso de medicina forma o médico generalista que é, exatamente, o médico que se destina a atender a saúde coletiva”, destaca Faiçal.
Para o prefeito, o convênio é um reforço e um ganho para a saúde do município.
“Temos um sistema complexo e que carece ser melhorado. Essa parceria com a Universidade de Itaúna é boa porque os alunos terão condições de praticar no campo, sob a orientação de um coordenador, o que é visto em sala de aula. E a população ganha com um atendimento ainda mais diferenciado e com mais atenção”, ratifica Vladimir.
A exemplo do convênio assinado com a Universidade de Itaúna a Prefeitura de Divinópolis mantém também com a Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Neste convênio, a população é atendida por acadêmicos em medicina e de áreas como a enfermagem, psicologia, farmácia e outras.