Autora, mãe e sonhadora; Em 2018, a jornalista venceu o VII Concurso Internacional de Contos Vicente Cardoso
Por Danielly Melo
A autora Taciana Costa, nascida em Divinópolis – cidade dos divinos -, escreveu “O Legado do último Nephilim”, um romance que mistura seres místicos e humanos. Escritora, jornalista e mãe de uma criança autista são as definições que tecem a vida pessoal e literária de Taciana. Publicada em 2023, a obra chega como a 5ª produção escrita de Taciana, compondo a lista de contos e livros que foram escritos desde os seus 18 anos.
Taciana – que também agente comunitária de saúde – iniciou a escrita do romance antes da maternidade, mas, tendo em vista a dupla, e, às vezes, tripla jornada de mãe, a obra foi finalizada após alguns anos. Em 2018, a jornalista venceu o VII Concurso Internacional de Contos Vicente Cardoso e, atendendo à demanda da sociedade atual, a autora tem expectativas quanto à sua última produção.
“Eu estou nessa tentativa de ter essa retomada de uma carreira literária, de entrar no mercado.”, disse.
Contemplando esse mercado, o “Legado do último Nephilim” se caracteriza como uma fantasia – indicado para o público jovem adulto. Apesar dos elementos fantásticos, Taciana acredita que se trata de um livro parcialmente autobiográfico; que possuí características humanas quando discute sobre temas universais como o amor, a fé e a traição.
Embora tenha a inspiração advinda de Drummond e Adélia Prado – sua conterrânea -, o romance recorda grandes clássicos gregos que mesclam seres humanos e divindades. Taciana relata que hoje não consegue manter seu nível de leitura como era em sua adolescência, mas, suas bagagens literárias e pessoal puderam contribuir para a escrita de suas obras.
Taciana revela ainda que sonhou com um dos protagonistas do livro, “Nephilim”, e esse fator deu início à história. Recordando autores do surrealismo, a escritora afirma que no próprio sonho obteve a inspiração para o enredo do livro.
- Fazendo Arte inaugura sede própria em Divinópolis
- Câmara de Divinópolis aprova leis para proteção e transporte de animais
- Avião da Azul não consegue pousar em Divinópolis devido as condições do clima
- Ônibus que levava divinopolitanos para Cabo Frio se envolveu em acidente na BR-040
- Saiba como evitar acidentes de origem elétrica
A obra – O Legado do último Nephilim
“O Legado do último Nephilim” conta com 231 páginas de uma história protagonizada por Erina – que sempre procurou formas de se defender e proteger sua mãe. Após muitas dificuldades em sua vida, o início do romance entre Erina e Lionel propõe uma ideia de esperança e de crença no amor. Esse encontro preparou desafios para ambos, embora a autora trouxesse ainda a ideia de superação e de reviravolta dentro da história.
A trama tem seu início quando Lionel, parceiro de Erina, após encontrar um cajado sagrado, encontra passagem para mundos desconhecidos. Quando o arcanjo renegado “Uriel” aparece na obra e toma o cajado dos protagonistas, tem-se o momento de tensão em busca do objeto misterioso. Erina, juntamente ao Moatar, o último Nephilim vivo, partem em uma missão para salvar Lionel e todo resto da humanidade.
Por quê ler O legado do último Nephilim?
Em um tom divertido e que em alguns momentos pode gerar gatilhos, Taciana consegue tecer o enredo da história de uma maneira reflexiva e engraçada ao mesmo tempo. Vale dizer que a autora apresenta também a temática LGBTQIAPN+ em sua história, trazendo a ideia de inclusão e de diversidade.
Embora a história tenha um toque sensível e desafiador, a obra também pode divertir, incluir e fantasiar problemas cotidianos.
“Espero que as pessoas se divirtam e gostem tanto quanto eu me diverti escrevendo. E que elas se sintam tocadas, assim como eu me senti” finaliza.
Você pode comprar o livro por meio deste link.