Feriado Consciência Negra: o que abre e fecha em Divinópolis
(Foto: Prefeitura de Divinópolis/ Divulgação)

Primeira celebração do feriado nacional altera funcionamento de serviços e comércio na cidade.

Neste 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, Divinópolis vivencia pela primeira vez o feriado nacional oficializado neste ano. A data, que homenageia a luta contra o racismo e a memória de Zumbi dos Palmares, também traz mudanças no funcionamento dos serviços municipais, comércio e transporte público.

Sendo assim, a Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Governo (Segov), informou como será o funcionamento dos serviços públicos e privados no primeiro feriado nacional da Consciência Negra.

Confira o funcionamento:

  • Saúde: Os serviços essenciais estarão em funcionamento, incluindo a UPA Padre Roberto, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) III (Sersam), o Caps AD, o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) e o Ambulatório de Arboviroses (Dengue) e Doenças Respiratórias. No entanto, as unidades assistenciais de saúde estarão fechadas. As demais unidades e serviços municipais estarão fechados ou funcionarão em horário especial.
  • Serviços Urbanos: A coleta de lixo e o Serviço Municipal do Luto não sofrerão alterações e funcionarão normalmente.
  • Meio Ambiente e Esporte: O Parque da Ilha estará aberto para visitação, das 7h às 20h, sendo uma boa opção de lazer para o feriado.
  • Comércio: Durante o feriado do Dia da Consciência Negra, o comércio da cidade estará em funcionamento. De acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho firmada entre os sindicatos, o horário de funcionamento será das 9h às 18h.
  • Transporte Público: As linhas de transporte coletivo terão horários ajustados para atender à demanda do feriado. Confira:

    Horários de segunda a sexta-feira:
    Linhas: 09, 41, 42, 43, 44, 45 e 200.
    Acréscimo de horários:
    Linhas 02-02A, 04, 07, 10, 11, 12-12A, 14, 15, 17, 20.
    Horários de sábado:
    Linhas: 01, 03, 08, 13, 16, 19, 21, 21A, 24, 25, 25A, 32.
    Horários normais de domingo:
    Linhas: 22, 23, 26, 27, 28, 31, 32A.

Em resumo, este feriado marca uma oportunidade para refletir sobre a igualdade racial e promover a luta por uma sociedade mais inclusiva. Além disso, o funcionamento ajustado dos serviços garante comodidade para a população durante a celebração.