Aumento de internações por covid-19 e influenza A entre idosos
Foto: Arquivo Agência Brasil

O boletim também indica que as internações por vírus sincicial respiratório (VSR) em crianças estão se estabilizando, com exceção de algumas áreas.

O novo Boletim InfoGripe, divulgado pela Fiocruz nesta sexta-feira (02/08), aponta aumento nas internações por covid-19 entre idosos em Amazonas, São Paulo e estados do Nordeste. Apesar do crescimento, os níveis de internação permanecem baixos em comparação com a pandemia. A Fiocruz recomenda que os hospitais intensifiquem a vigilância.

Aumento das internações

O boletim também registra aumento das internações por influenza A em idosos em alguns estados das regiões Sul e Sudeste, e uma interrupção do crescimento em outros estados do Centro-Sul. A transmissão do vírus sincicial respiratório (VSR) em crianças até 2 anos mostra sinais de estabilização, com exceção de Santa Catarina e Roraima.

Aumento de casos

O aumento de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) na Bahia e Piauí está associado ao rinovírus em crianças e adolescentes. O boletim indica uma tendência geral de queda nas últimas semanas, mas a SRAG continua alta em algumas áreas. A mortalidade por SRAG é semelhante entre crianças pequenas e idosos, destacando a influenza A e a covid-19 como causas significativas de óbitos.

Notificações

Entre as capitais, Salvador, Teresina, Vitória e Florianópolis apresentam crescimento nos casos de SRAG. O boletim indica que, no ano de 2024, foram notificados 104.734 casos de SRAG, com predominância de VSR e influenza A entre os vírus respiratórios identificados.

*Com informações da Agência Brasil