Curso EAD abrange cerca de mil trabalhadores em 325 municípios; O objetivo é sensibilizar profissionais sobre a importância da vacinação
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e a Escola de Saúde Pública do estado de Minas Gerais (ESP-MG) lançaram o curso “Qualificação em Vacinação para Trabalhadores da Atenção Primária à Saúde”, que começou em 11/10 e é ministrado na modalidade de Educação a Distância (EaD) na plataforma AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) da ESP-MG.
Ademais, o curso tem como foco a qualificação de trabalhadores da atenção primária à saúde. Eles não atuam diretamente com a vacinação e não possuem formação específica na área da saúde. A intenção é capacitar cerca de mil profissionais de 325 municípios, abrangendo 24 Unidades Regionais de Saúde (URS) em Minas Gerais.
- Bolsonarista que tentou agredir deputada Lohanna França em Divinópolis é condenada
- Governo encaminha projeto de desestatização da Cemig e Copasa
- Incêndio tem início durante manutenção de torre de resfriamento em siderurgia de Pará de Minas
- Projetos de Lei buscam ampliar o acesso a exames e tratamentos avançados pelo SUS para saúde do homem
- Dentista é investigado por utilizar produtos falsificados em “Botox Day”
Primeiramente, a proposta do curso é inovadora e surgiu em resposta à queda das taxas de cobertura vacinal no Brasil. A queda foi agravada nos últimos anos pela pandemia de COVID-19, que intensificou a “hesitação vacinal” entre a população. Bem como a “hesitação vacinal” refere-se à demora das pessoas em decidir se devem ser vacinadas, apesar da disponibilidade das vacinas nos serviços de saúde.
De acordo com Alice Massote, membro da equipe de coordenação da qualificação na ESP-MG, a relevância dos trabalhadores das unidades de saúde nesse contexto é enfatizada. Isso se deve à alta confiabilidade que a população deposita neles. “Entendemos que esses profissionais podem melhorar a adesão da população à vacinação. Nessa perspectiva é relevante desenvolver estratégias de capacitação, mas não apenas voltada para os profissionais que atuam em salas de vacinas, já que esses profissionais já tiveram oportunidades de qualificação pela escola”, explica Alice.
Sobre o curso
Ademais, a carga horária total do curso é de 20 horas e abrange três unidades de estudo:
- A Qualificação em Vacinação para Trabalhadores da Atenção Primária à Saúde: abordando o acolhimento como estratégia de estímulo à vacinação.
- As Vacinas e o Processo de Vacinação: focando na compreensão da vacinação como parte das ações de prevenção de doenças e promoção da saúde.
- Vacinação: Responsabilidade de Todos: abordando a comunicação como estratégia de mobilização social para vacinação.