O resultado do plebiscito “Hospital São João de Deus 100% SUS” será protocolado até fevereiro em vários órgãos ligados à saúde em Divinópolis, Belo Horizonte e Brasília. Essa será a primeira medida do Fórum da Saúde este ano. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (21) durante reunião.
No final do ano passado os movimentos sindicais e conselhos realizaram a votação simbólica em Divinópolis (Leia aqui). Foram recolhidas quase 12 mil assinaturas e 99,8% da população votou em favor do hospital atendendo totalmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Apenas 11 pessoas votaram contra a proposta e outras 15 em branco.
A votação foi encerrada no dia 15 de dezembro do ano passado. Os votos foram contabilizados dois dias depois. E, agora, passado os recessos de fim de ano e com a retomada das atividades nos órgãos públicos, o Fórum vai protocolar o resultado pedindo a transformação da unidade em 100% SUS.
As assinaturas coletadas serão protocoladas na Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria Estadual da Saúde e no Ministério da Saúde.
“Queremos uma solução porque o hospital continua do mesmo jeito. Estão querendo tirar o foco agora com o plano de saúde, mas lá dentro está tudo igual”, afirmou a presidente do Sindicato do Profissional dos Enfermeiros e Empregados em Hospitais (Sindeess), Denísia Aparecida.
O Fórum também marcará novas reuniões com os órgãos competentes para discutir e encontrar solução para a crise do Hospital São João de Deus.