Diego Henrique
Em um vídeo enviado a imprensa na tarde desta segunda-feira (18), o governador Fernando Pimentel (PT) garantiu que as aulas das unidades da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg) em Divinópolis, Passos e Ituiutaba terão início na data prevista. De acordo com o governador, os contratos dos professores serão renovados. Inicialmente eles serão designados por mais um ano e posteriormente haverá concurso, para que não haja interrupção no trabalho da unidade.
O vídeo foi divulgado horas depois dos alunos ocuparem o prédio da Uemg, em Divinópolis. O grupo fechou a unidade em protesto contra a precarização dos contratos dos docentes e cobrando a realização do concurso. A princípio as matrículas haviam sido suspensas devido a ocupação, porém, algum tempo depois, os alunos conseguiram que os portões fossem liberados e os calouros entraram um a um para efetuarem as matrículas.
A Polícia Militar esteve no local para garantir a segurança e nenhuma ocorrência foi registrada.
Na semana passada a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) divulgou que um edital de designação seria publicado esta semana e que não haveria renovação dos contratos. A decisão provocou a reação dos estudantes que ocuparam o prédio.
De acordo com o estudante, Victor Figueiredo, a unidade será desocupada nesta terça-feira (19), às 08h quando os portões serão abertos para as matrículas. O estudante ainda ressaltou que “a pauta de reinvindicação foi vencida, porém, a luta deverá continuar ao longo do ano”.