Ela é concedida àqueles que se destacam por ações de defesa e conservação do meio ambiente
Os vereadores de Arcos, no Centro-Oeste de Minas, aprovaram projeto alterando o nome da honraria “Mérito Ambiental”. Aprovado na noite desta segunda-feira (5/2) por unanimidade, ele passa a se chamar Mérito Ambiental Nelson de Morais.
A honraria é concedida na Câmara de Arcos àqueles que se destacam por ações de defesa e conservação do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável local. O projeto é de autoria do vereador Ronaldo Ribeiro.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP.
Câmara de Arcos homenageia Nelson Morais
Nelson Gonçalves de Morais é filho de Pedro Gonçalves de Morais e Adalgisa Eduardo de Morais. Nasceu em Arcos no dia 22 de junho de 1946. O pai, carinhosamente conhecido como “Pedrinho Sapateiro”, foi coletor estadual.
A mãe, Dona Adalgisa, era dona de casa e mãe extremada, muito religiosa e intimamente ligada à Igreja e às obras sociais. Ele teve cinco filhos: Vladimir (in menoriam), Guilherme, Janine, Nelson Jr.e Júlia.
Também teve sete irmãos: Márcia, Maurício, Beatriz, Eduardo, Adalgisa, Ivone e Pedro, além de outros dois paternos: Marlene e Donizete.
Após concluir o ensino básico, na Escola Estadual Yolanda Jovino Vaz, Nelson, então, se mudou para Belo Horizonte, onde freqüentou o renomado Instituto Champagnat – concluindo, com reconhecido destaque, o ensino médio profissionalizante.
- Grave acidente deixa duas vítimas carbonizadas e uma ferida próximo ao trevo do Beira Rio
- Defesa Civil de Minas Gerais conta com tenda modular para período chuvoso
- Carros caiem em ribanceira de quatro metros na BR-262
- Pista molhada causa acidente grave na MG-050 em Pedra do Indaiá
- Chuvas persistem em Divinópolis neste sábado
Diretor em Goiás
Posteriormente, Nelson Morais mudou-se para o estado de Goiás, onde exerceu o cargo de diretor numa escola pública, ocasião em que se notabilizou pela organização e criatividade, colecionando uma legião de amigos e admiradores.
Em seguida, depois de deixar um legado de altruísmo e visão futurista entre a comunidade escolar, Nelson resolveu transformar em realidade uma utopia de infância, e cruzou o Oceano Atlântico em busca do sonho americano, sendo o primeiro arcoense a morar nos Estados Unidos, em 1975.
Na América, Nelson se estabeleceu na cidade de Lowell, condado de Middlesex, em Massachusetts. Também morou em Connecticut, estado situado no sul da região da Nova Inglaterra. Além disso, passou por Boston e New Jersey.
Ao retornar ao Brasil, alguns anos mais tarde, mediante o pioneirismo que sempre norteou seus passos, Nelsinho idealizou o primeiro supermercado de Arcos, chamado “Supermercado Uai”.
Convidado pela direção do grupo atacadista Adriano Coselli, de quem era amigo pessoal, Nelson decidiu aceitar um novo desafio. Assim, se tornou um dos principais representantes comerciais do elenco da empresa, ganhando reconhecimento e vários prêmios, sempre superando as metas estipuladas.
Também teve a primeira vídeo-locadora da cidade, a Vídeo Flash, ponto de encontro de amigos e aficionados pela arte do cinema. Seu último empreendimento, então, foi a Flash Variedades, uma loja de artigos femininos, games e acessórios, no centro da cidade.
Nelson Morais ainda mantinha um blog “O FOCA”, era colunista em jornais locais e escrevia artigos, assim como, crônicas sob a perspectiva da política local e nacional. Ele criou o PT – Partido dos Trabalhadores- em Arcos.
Nelson Morais e o meio-ambiente em Arcos
Dedicou-se, ao longo da vida, a lutar ferrenhamente e com as armas de que dispunha pela preservação da natureza, dos recursos naturais, pela manutenção dos pequenos espaços verdes ainda existentes na cidade, numa luta desigual frente ao desmatamento acelerado e morte inevitável de riachos e nascentes. A trilogia “Aprendiz de Sonhador” foi um dos últimos projetos literários de Nelson Morais, cujos livros foram lançados entre 2006 e 2012.
Morais ocupava, com orgulho e eloquência, uma cadeira na Academia Arcoense de Letras. Seu patrono e mentor intelectual era o escritor Graciliano Ramos (1892-1953), um dos maiores expoentes de sua geração, autor do imortalizado livro “Vidas Secas”. Nelson Gonçalves de Morais faleceu na noite de 23 de setembro de 2014, deixando consternados amigos, admiradores, toda uma cidade.