O risco de extinção da Fundação ainda não foi descartado (Foto: Amanda Quintiliano)

A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes – CIHDOTT, do Hospital São João de Deus, organiza a palestra gratuita sobre “Morte Encefálica: Critérios e Processos”. Voltado para profissionais e estudantes da área da saúde envolvidos no processo de identificação de potenciais doadores e profissionais de Terapia Intensiva, o evento ocorre no dia 13 de julho (quinta-feira), às 19 horas no Auditório do HSJD.

De acordo com o Dr. Eduardo Mattar, diretor técnico do hospital, a ideia de promover o evento surgiu a partir do momento em que a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Instituição recebeu novos médicos.

“Como a UTI está com novos profissionais que ainda não tem familiaridade com o protocolo e diagnóstico de morte encefálica, é importante capacitarmos toda a equipe, inclusive a equipe não médica multiprofissional que trabalha na identificação desse paciente como potencial doador”, explica.

Ainda segundo o diretor, o objetivo principal dessa palestra é capacitar toda a equipe envolvida no processo de identificação do paciente em morte encefálica e do potencial doador.

“Para que todo esse processo seja realizado, os profissionais da UTI fazem o diagnóstico da morte encefálica o mais rápido possível. Logo após, a equipe de doação de órgãos da CIHDOTT aborda a família e verifica se esse paciente que teve morte encefálica é um doador de órgãos ou não”.

Na ocasião será abordado o protocolo a ser seguido para confirmação de morte encefálica e na identificação de potenciais doadores de múltiplos órgãos que são os pacientes em morte encefálica. No Brasil este diagnóstico é definido pela resolução do Conselho Federal de Medicina nº 1.480/97, devendo ele ser registrado em prontuário. O assunto será tratado pelo Dr. Guilherme de Sousa Baptista, graduado em Medicina pela UFMG e Especialista em Neurocirurgia pela SBN/AMB.

De acordo com o Ministério da Saúde, a doação é um ato humanitário, em que a família do doador não paga nada e tão pouco recebe qualquer pagamento pela doação. Assim sendo, é uma ação que pode beneficiar qualquer pessoa, sem distinção de sexo, credo, raça, entre outros.

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas na Diretoria Técnica do HSJD (Rua do Cobre, 800 – São João de Deus) ou pelo telefone (37) 3229-7700.