Representante do espaço demonstrou preocupação e lamentou falta de efetividade para retirar invasores
As invasões do Mercado Distrital, no bairro Padre Libério, em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, foram o tema central da reunião da Associação Comunitária para Assuntos de Segurança Pública de Divinópolis (Acasp) nesta quarta-feira (11/9). Como relatou o PORTAL GERAIS, moradores em situação de rua invadiram o local e passaram a viver lá.
Apesar das tentativas de solucionar o problema, comerciantes demonstraram indignação com a situação caótica. Um representante do mercado informou que sete boletins de ocorrência foram registrados por arrombamento, invasão à propriedade privada e furto. Ele lamentou a falta de efetividade das autoridades para resolver o caso.
O representante também explicou que, por se tratar de moradores de rua, acredita que não há aplicação rigorosa da lei, enfatizando que a situação configura crime, pois o local não é público.
Ponto de Tráfico de Drogas e Prostituição no Mercado Distrital
Ele também mencionou que o espaço se tornou ponto de tráfico de drogas e prostituição. Os representantes do mercado consideraram ceder parte do local para a instalação de um ponto de apoio da Polícia Militar. No entanto, a falta de recursos inviabilizou a ação. Diante disso, ele solicitou providências ao Poder Público, destacando a sensação de insegurança e impunidade entre os comerciantes.
Paulo Marius, da Casa dos Conselhos, lembrou que existe um projeto de lei da prefeitura para transformar o local em um espaço voltado ao agronegócio. A presidente da OAB Divinópolis, Ellen Lima, sugeriu ao denunciante que entre com um processo de reintegração de posse e que contrate vigilância privada até a conclusão das obras, prevista para os próximos meses.
Segurança Pública no Mercado Distrital de Divinópolis
O delegado da Polícia Civil explicou como a organização pode contribuir nas investigações. O presidente da Acasp, Breno Clementino, ressaltou as dificuldades, por exemplo, a falta de efetivo policial para manter a segurança no local de forma contínua.
O representante da Polícia Militar afirmou que a retirada dos invasores depende de uma ordem judicial e que houve a prisão de um dos infratores por outro delito. Ele enfatizou que, embora a PM entenda a vulnerabilidade social dessas pessoas, não as vitimiza, destacando que todos têm direitos e deveres.
- Homem dispara armas de fogo no Vila Romana e termina preso
- PM apreende quase 80 munições em Nova Serrana
- Restrição de celulares nas escolas: como garantir a aplicabilidade da lei?
- Suspeito de estuprar e agredir ex-companheira é preso em Santo Antônio do Monte
- SP registra primeiro caso de febre amarela em humano em 2025
Invasões no Mercado Distrital em Divinópolis Preocupa Moradores
Uma reportagem do PORTAL GERAIS revelou que moradores próximos ao Mercado Distrital estão preocupados com a invasão. Um deles, que preferiu não se identificar por medo de represálias, relatou, por exemplo, que a presença dos invasores tem causado insegurança na região, com registros de furtos e assaltos.
Conforme os moradores, servidores da Secretaria de Assistência Social do município visitaram o local algumas vezes e prometeram uma solução para a realocação dos invasores, mas até o momento, nenhuma ação concreta foi tomada.
A Prefeitura de Divinópolis afirmou que o local invadido é uma propriedade privada e que não pode intervir diretamente. A administração municipal também informou que há um vigilante no local que permite a entrada dessas pessoas.