A previsão para o Centro-Oeste de Minas ainda é de dias quentes em julho, com possibilidade de queda na temperatura ao longo do mês.
A massa de ar seco que cobre o Brasil central mantém o tempo estável com predomínio de sol em Minas Gerais. As temperaturas não devem sofrer mudanças significativas nos próximos dias. O inverno deve continuar na região Centro-Oeste de Minas, com temperaturas batendo quase 30°C. Em Divinópolis, por exemplo, a máxima prevista para o final de semana chega a 28°C.
Em Bom Despacho, o cenário não é diferente. Os termômetros devem variar entre 16°C e 29°C. Em Santo Antônio do Monte, a máxima será de 27°C ao longo do final de semana.
O inverno quente em todo o país que reflete em Divinópolis, segue também com alerta de “perigo” da baixa umidade do ar continua, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com índices variando entre 20% e 30%.
“Beba bastante líquido. Evite desgaste físico nas horas mais secas. Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia”, orienta o Inmet.
- Com investimento de 12,5 milhões é inaugurado o Centro de Inteligência em Defesa Civil
- Tortura e racismo: Agressor de morador de rua será investigado em Itaúna
- Motorista morre após carreta tombar na BR-494, em Cláudio
- Motociclista morre em acidente em Pará de Minas
- Solenidade formaliza promoção de militares à nova patente de 3º Sargento em Bom Despacho
Inverno marcado pelo calor em Divinópolis e região
Ainda que o inverno já tenha começado, desde o início de julho os termômetros têm indicado máximas que ultrapassam 30°C, o que é atípico para esta época do ano. O período seco também persiste, com índices de umidade relativa do ar frequentemente abaixo de 30%.
De acordo com o Inmet, a previsão para o restante de julho indica que as altas temperaturas devem continuar. A massa de ar seco que predomina na região impede a formação de nuvens e, consequentemente, a ocorrência de chuvas, mantendo o clima quente e seco.
Possibilidade de queda de temperatura
Apesar da predominância do calor, os meteorologistas do Inmet não descartam a possibilidade de uma queda brusca de temperatura nas próximas semanas. Esse fenômeno pode ocorrer devido à entrada de frentes frias provenientes do sul do país, que podem causar uma queda repentina nos termômetros. No entanto, tais eventos são pontuais e não devem alterar significativamente o panorama geral do clima na região.
Com informações de Laís Abreu*