Devotos de Itapecerica mantém todos os anos a tradição de São Cosme e Damião. A cada ano, no final do dia 26 de setembro, balas e doces são distribuídas para crianças nas ruas da cidade com cerca de 22,1 mil habitantes. Este ano não foi diferente. Movidos pela fé, muita gente fez a alegria da meninada na última segunda-feira (26).
Os gêmeos São Cosme e Damião são venerados como padroeiros dos médicos e farmacêuticos, e por causa da sua simplicidade e inocência também são invocados como protetores das crianças. Daí o motivo pela qual os devotos distribuem as balas e doces, geralmente como forma de pagar promessa.
Este é o caso da professora e auxiliar de secretaria, Cleonice Tavares Martins. O filho dela ainda era criança quando fez uma promessa de jogar balas no dia dos santos. Ela só não imaginava que ia gostar tanto de participar das festividades. Foram cinco anos seguidos fazendo a alegria de quem busca os doces.
“Fiz pela fé. Mesmo sabendo que já tinha cumprindo minha promessa eu continuei jogando”, conta a professora que também faz doces, bombons, salgados para eventos.
A tradição se repete por vários bairros da cidade. Cleonice sempre jogou perto da casa dela, ao lado da igrejinha de Santo Expedito, na região central. A festividade também acontece no bairro Alto do Rosário, onde fica uma das mais belas igrejas de Itapecerica, a de Nossa Senhora do Rosário.
Vídeo: Guia Itapecerica