A escala de vencimentos da primeira parcela ou cota única começa em 15/1; Veja as condições de pagamento
As opções de pagamento do IPVA 2024 de Minas Gerais via Documento de Arrecadação Estadual (DAE) ou Pix está liberada. A quitação pode ser feita, por exemplo, diretamente nos caixas ou no autoatendimento dos bancos credenciados, bastando informar o número do Renavam do veículo.
Tanto a consulta aos valores do imposto quanto o pagamento ocorrem, exclusivamente, no site www.fazenda.mg.gov.br. Importante ficar em alerta para os golpes praticados por meio de links enviados em aplicativos de redes sociais, mensagens de SMS ou sites falsos. Muitas vezes, eles oferecem descontos não concedidos pela Secretaria de Fazenda.
No caso do pagamento via Pix, é necessário, então, observar que o beneficiado da operação sempre será o Estado de Minas Gerais (CNPJ: 18.715615/0001-60) e a instituição emissora de QR Code é o Banco Itaú S/A.
Escala de pagamento do IPVA 2024
A escala de vencimentos da primeira parcela ou cota única começa em 15/1, para os finais de placa 1 e 2, e segue ao longo da semana, se encerrando no dia 19/1, com os finais de placa 9 e 0. Quem optar pelo pagamento em cota única tem desconto de 3%.
Neste ano, conforme a Secretaria de Estado de Fazenda, a expectativa de arrecadação é de R$ 10,6 bilhões. A frota tributável é de 11.201.920 de veículos, registrados até outubro de 2023. Em comparação a 2023, o valor do imposto teve uma redução média de 3,37%, em função, principalmente, da depreciação do valor dos veículos usados.
- Histórico! Ainda Estou Aqui é indicado ao melhor filme no Oscar 2025 e Fernanda Torres indicada como melhor atriz
- Sala do Empreendedor de Samonte recebe Selo Sebrae de Referência
- Mãe denuncia negligência após filha ser mordida diversas vezes em escola particular de Divinópolis
- Polícia Militar prende dois homens e apreende adolescente por tráfico e tortura em Nova Serrana
- Unidade de saúde do Bairro Candidés terá nova sede própria
Distribuição
Do total arrecadado com o IPVA, 40% vão, então, para o caixa único do Estado, 40% são destinados aos municípios de emplacamento dos veículos e 20% vão para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).