gleide confirma acelerador linear
Gleide Andrade tem articulado investimentos para o CSSJD como o acelerador linear (Foto: Amanda Quintiliano)

Equipamento será entregue para o Hospital do Câncer em Divinópolis; Anúncio partiu da dirigente do PT Gleide Andrade e da deputada Macaé Evaristo

Depois de muito trabalho, a deputada Macaé Evaristo e a dirigente do Partido dos Trabalhadores (PT) Gleide Andrade garantiram recursos para acelerador linear. O equipamento é fundamental para aprimorar o atendimento no Hospital do Câncer do Complexo São João de Deus em Divinópolis.

Em reunião com Gleide em Brasília, nesta quarta-feira (4/10), o Ministério da Saúde anunciou o empenho do valor de cerca de R$ 10 milhões para a compra do acelerador linear de partículas, equipamento utilizado no tratamento de radioterapia. Gleide e Macaé realizaram inúmeras tratativas na capital federal para garantir a aquisição do acelerador de partículas.

“Quero agradecer ao presidente Lula, ao Ministério da Saúde por dar a Divinópolis, ao Centro-oeste, e a todos os que padecem com essa doença tão cruel, a possibilidade de tratamento com esse acelerador linear, que salvará muitas vidas”, afirma Gleide.

Importância do acelerador linear

Macaé destacou que essa notícia chega em boa hora, no Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção do câncer de mama. A deputada ainda dimensionou a importância desse equipamento para Divinópolis, cidade que recebe pacientes de todo o Centro-oeste.

“A gente sabe da importância desse equipamento para o tratamento dos pacientes oncológicos. É uma grande vitória para a nossa região. Estamos muito felizes. Trabalhamos muito. Agora falta muito pouco. Já foi feito o empenho e daqui a pouco teremos a boa notícia da chegada desse aparelho para atender a toda região”, pontua Macaé.

O equipamento é uma demanda antiga da instituição. O Hospital do Câncer é referência de atendimento à saúde especializada vai ampliar a sua capacidade de atendimento com o novo aparelho. A compra do equipamento é mais uma demonstração de que o Governo Federal está atento às necessidades dos mineiros.