transporte coletivo em Divinópolis nova licitação
A prefeitura havia cancelado a nova licitação com base em ofício do TCE/MG (Foto: Divulgação/Prefeitura de Divinópolis)

Motoristas e cobradores de Divinópolis rejeitaram um reajuste salarial de 7% e ameaçam greve

Motoristas e cobradores da Transoeste, consórcio responsável pelo transporte coletivo urbano de Divinópolis, ameaçam entrar em greve após rejeitar a proposta de reajuste salarial de 7% oferecida pelos empresários. A decisão ocorreu durante a primeira reunião da categoria nesta segunda-feira (29/4), onde cerca de 40 profissionais votaram contra a oferta.

Os trabalhadores também pedem um aumento no valor do ticket alimentação, e aguardam uma nova proposta dos empregadores. Caso as negociações não avancem, o município poderá, então, enfrentar uma paralisação por tempo indeterminado nos serviços de transporte.

Pedido da categoria

De acordo com o presidente do sindicato representante dos trabalhadores Erivaldo Adam, além do reajuste salarial, as principais demandas incluem melhores condições de trabalho. As empresas, por sua vez, alegam dificuldades operacionais devido à estagnação nos valores do vale-transporte. O presidente informou que o pedido inicial feito pela categoria, foi de 13%.

Outras reuniões antes de greve do transporte coletivo

Estão programadas mais duas reuniões para hoje, às 15h e às 18h, para tentar chegar a um consenso antes de iniciar a greve. Conforme a legislação, os trabalhadores devem assegurar o mínimo de operação durante o período de paralisação, a fim de atender à população.