Galileu Machado foi o mais votado, porém terá que vencer batalha na justiça para assumir
Por Talita Camargos
O candidato Galileu Machado(PMDB) obteve a maioria dos votos na eleição de Divinópolis, 58.433, embora registrados como nulos e anulados pelo Tribunal Superior Eleitoral(TSE), como antecipado neste sábado pelo Portal Centro-Oeste. Dessa forma, o nome do próximo prefeito da cidade ainda está indefinido, pois caso a candidatura do peemedebista continue indeferida, o que será decidido pelo TSE, quem toma posse é o presidente da Câmara até que novas eleições sejam realizadas.
O nome do presidente da Câmara só será conhecido no dia primeiro de janeiro, quando é realizada a eleição. No mesmo dia, a Justiça Eleitoral dá posse ao eleito no legislativo municipal.
Outra possibilidade para a política divinopolitana, é de o recurso de Galileu Machado ser julgado pelo TSE antes da data de diplomação do prefeito. Dessa forma, Galileu poderá assumir a prefeitura. Outra alternativa é conseguir uma liminar na justiça para ser diplomado e tomar posse.
Outros dados
O candidato do PROS, Marquinho Clementino, ficou com a segunda maior votação desta eleição, 34.239 votos – 68,32% dos votos válidos. O tucano Luís Militão obteve 9.341(18,65%), Íris Almeida 5.552(11,08%). O último colocado foi Mário Lúcio(PSOL), 977 votos(1,95%).