Empresa redefine sua imagem para enfrentar os desafios do Novo Marco do Saneamento
O presidente da Copasa, Guilherme Duarte, apresentou nesta segunda-feira (22/1), em uma cerimônia realizada no auditório da sede da Companhia, a nova marca da Copasa. Essa é a primeira vez em 60 anos, que a empresa passa por mudança na logomarca. Isso ocorre como parte do processo de transformação e modernização impulsionado pelo Novo Marco do Saneamento.
Em uma apresentação objetiva, o presidente da Copasa reforçou o posicionamento da nova marca. O classificou como “um negócio moderno, competitivo e preparado para enfrentar os desafios do setor no Brasil”.
“Uma empresa com a abrangência da Copasa, presente em 640 municípios de Minas Gerais, deve possuir um discurso único e coeso, assim como uma marca forte e consistente. Além disso, todas as empresas de saneamento básico estão diante de uma nova realidade – o Novo Marco Legal do Saneamento -, e a Copasa precisa estar preparada para enfrentar este desafio e se tornar cada vez mais competitiva entre os players do mercado”, destacou.
De acordo com ele, o trabalho de rebranding da Copasa está em andamento desde o início de 2023. Desde então, sendo identificada a necessidade de abordar esse projeto com o propósito de alinhar a imagem e o discurso da companhia.
“A Copasa trabalha continuamente na melhoria da prestação de seus serviços. Nossos esforços estão centrados em garantir eficiência e qualidade à população. A nova marca acompanha esse processo de movimento e evolução que a empresa está passando. Além de fortalecer esse novo modelo de gestão, mais ágil e inovador”, afirmou.
- Com investimento de 12,5 milhões é inaugurado o Centro de Inteligência em Defesa Civil
- Tortura e racismo: Agressor de morador de rua será investigado em Itaúna
- Motorista morre após carreta tombar na BR-494, em Cláudio
- Motociclista morre em acidente em Pará de Minas
- Solenidade formaliza promoção de militares à nova patente de 3º Sargento em Bom Despacho
Nova marca da Copasa: Um olhar para o futuro
Em seu discurso, Guilherme Duarte destacou a palavra Transformação, que faz parte do processo de desenvolvimento da Copasa.
“Gostaria que todos vocês tivessem em mente – não apenas hoje, mas de forma contínua nas próximas semanas, meses e anos – a palavra ‘transformação’. É a transformação pela qual a Companhia passou, vem passando nos últimos anos e precisa continuar nesse movimento, visando sua sustentabilidade e seu futuro”, afirmou.
Sobre os próximos passos para investimentos, o presidente reforçou que vão concentrar os recursos principalmente na expansão da cobertura de esgoto e na redução da intermitência no abastecimento de água.
“Nosso objetivo é assegurar que os clientes da Copasa se sintam bem atendidos e que nossos serviços sejam prestados com excelência”, completou.
Criação da nova marca da Copasa
O processo de criação da nova marca se baseou em quatro pilares: totalidade, integridade, sustentabilidade e movimento. A nova marca da Copasa é representada por um círculo que simboliza a água, elemento central da atividade da empresa. Na composição do círculo há linhas sinuosas que representam a constante transformação e inovação da empresa. A empresa manteve a cor azul para representar a confiança e a credibilidade da Companhia.
Processo de transição
A expectativa é que, em até dois anos, todas as estruturas e canais da Copasa estejam adequados à nova marca. Neste sentido, até mesmo a troca de todos os equipamentos ocorrerá aos poucos. A substituição dos uniformes, por exemplo, ocorrerá naturalmente, respeitando os contratos com fornecedores e o ‘tempo de vida útil’ deles. Nesse primeiro ciclo, as prioridades são os canais de relacionamento com o cliente. Principalmente no ambiente digital, na frota de veículos e as placas de sinalização.