O evento foi um espaço para debater sobre as gestões das cidades do Centro-Oeste.
O “Novo Oeste 2025”, realizado nos dias 24 e 25 na cidade de Formiga, reuniu prefeitos eleitos e reeleitos. O evento teve como objetivo apoiar as autoridades públicas municipais na implementação de políticas externas ao estímulo ao empreendedorismo e ao crescimento econômico da região.
Agenda do evento
A programação incluiu capacitações, painéis e debates. No domingo (24), os participantes assistiram a uma palestra sobre a “Atração de Investimentos nos Municípios”, com o escritor, consultor e palestrante, Juliano Cornélio. Na segunda (25), a palestra foi sobre “Liderança Transformadora: Comportamento Humano e Estratégias para a Nova Economia”. Que foi ministrada pelo especialista em marketing e professor da StartSe, Romeo Busarello.
Nos dois dias de evento, houve, ainda, a apresentação do trabalho desenvolvido na região pela Agência Novo Oeste em 2024. Sendo ele, um painel sobre consórcios públicos e desenvolvimento regional, além de câmaras temáticas sobre ecossistema de Inovação, ambiência legal e Agronegócio e turismo. Ao final, prefeitos e gestores municipais definiram ações prioritárias para o desenvolvimento regional em 2025.
Para o analista do Sebrae Minas Denis Magela, o objetivo do evento foi criar uma conectividade entre os prefeitos que foram eleitos e os que foram reeleitos. “Colocar todos os agentes políticos numa mesma página é essencial para avançar rumo ao desenvolvimento do Centro-Oeste. Por isso, promovemos algumas capacitações técnicas sobre gestão para os novos prefeitos, vereadores e secretários” explica.
Para o presidente da Agência Novo Oeste, Leonardo Gabriel, o evento cumpriu com a proposta de conectar as autoridades públicas da região. “Eu saio do evento muito satisfeito, com a sensação de missão cumprida e, o mais importante, com o nosso planejamento de 2025 pronto. Esperamos trazer bons resultados no próximo ano para o desenvolvimento econômico da região”, pontua.
Gestão das cidades
O prefeito eleito de São Sebastião do Oeste, Rômulo Beirigo, participou do evento e destacou a importância de conhecer ferramentas de gestão que ajudem a administrar a cidade de forma mais inteligente. “Foram dois dias de muito aprendizado e a gente sai com a expectativa de fazer uma política pública diferente. Muito importante essa iniciativa do Sebrae e da Agência Novo Oeste, que trouxe palestrantes para refletirmos sobre políticas públicas eficientes”, destaca.
O futuro prefeito de Oliveira, Dr. Erik Assis Castro, também esteve presente e ressaltou a importância de um olhar mais profundo e atento para o desenvolvimento econômico de forma integrada. “Foi muito válido, porque eu vi aqui exemplos de algumas cidades que se desenvolveram muito rápido e isso nos trouxe novas ideias do que podemos fazer por Oliveira”, ressalta.
Guia da Prefeitura Empreendedora
Para apoiar prefeitos na implementação de políticas públicas que estimulem o crescimento econômico dos municípios, o Sebrae Minas lançou o “Guia da Prefeitura Empreendedora”. Na publicação, prefeitos e suas equipes encontram exemplos e orientações práticas para enfrentar os desafios da gestão e fortalecer as políticas de fomento ao empreendedorismo e o desenvolvimento econômico, aproveitando os serviços e programas oferecidos pelo Sebrae.
O material é dividido em duas partes principais: “Preparando a Gestão Municipal”, que foca no planejamento e execução de ações voltadas ao empreendedorismo, e “Construindo o Futuro do Município”, que traz tendências e boas práticas de desenvolvimento econômico aplicadas em cidades brasileiras e internacionais.
Territórios Mais Atrativos
O Sebrae Minas é um parceiro estratégico dos municípios na promoção da atração de investimentos e no aumento da competitividade dos pequenos negócios. Ele tem como frente de atuação o programa Territórios Mais Atrativos, criado para apoiar gestores públicos e lideranças locais na melhoria do ambiente de negócios municipal. O programa se desdobra em quatro frentes principais: Liberdade Econômica, Regularização Fundiária, Atração de Investimentos e Inovação na Gestão Pública. Saiba mais aqui.
- Câmara de Divinópolis será ponto de arrecadação para vítimas das chuvas
- Fábrica clandestina de fogos explode em Santo Antônio do Monte
- Homem morre após carro cair sobre ele em Santo Antônio do Monte
- Faltou prioridade da prefeitura, diz Lohanna sobre alagamentos em Divinópolis
- Divinópolis enfrenta alto risco de epidemia de dengue em 2025
Cidade Empreendedora
Para apoiar os empreendimentos e impulsionar o desenvolvimento econômico, o Sebrae desenvolveu o Programa Cidade Empreendedora. Essa iniciativa oferece uma série de soluções para melhorar o ambiente de negócios. Com o objetivo de incentivar o empreendedorismo e dinamizar a economia local, criando uma base sólida para o desenvolvimento do município.
O Programa é organizado em dez eixos de atuação: Gestão e Políticas Públicas, Lideranças Locais e Governança, Simplificação, Sala do Empreendedor, Compras Públicas e Acesso ao Crédito, Empreendedorismo na Escola, Inclusão Socioprodutiva, Identidade, Vocações e Mercado, Inovação, e Resiliência Climática e Sustentabilidade.
Participaram do encontro o prefeito eleito de Formiga, Coronel Laércio; da cidade de Arcos, Dr. Wellington Roque; de Oliveira, Dr. Erik Assis Castro; de Bambuí, Firmino Júnior; e de São Sebastião do Oeste, Rômulo Beirigo. Também estiveram presentes os vice-prefeitos eleitos Ricardinho da Academia, de Carmo da Mata; e Patrícia professora, de Cláudio. Os chefes do executivo que foram reeleitos também foram ao encontro, entre eles, Di Gianne Professor, prefeito de Lagoa da Prata, Juliano Lacerda, prefeito de Perdigão; e a vice-prefeita de Divinópolis, Janete Aparecida. O presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Itapecerica, AMVI, Edson de Souza Vilela, também participou do “Novo Oeste 2025”.