queda de cabos da rede elétrica sobre carros
O poste caiu em cima de um carro durante temporal em Belo Horizonte (Foto: Cemig/Divulgação)

Uma família ficou presa dentro de um veículo após temporal derrubar poste e a rede elétrica

Uma intensa chuva em Belo Horizonte causou a queda de uma árvore, derrubando postes e rede elétrica em uma praça do bairro Sion. Uma família que estava dentro de um veículo atingido pelos cabos ficou aguardando a chegada da equipe da Cemig para sair com segurança do local. O caso aconteceu nesta sexta-feira (23/2).

ESTAMOS NO WHATSAPP. PARTICIPE DO NOSSO GRUPO.

Diante disso, a Cemig, companhia elétrica local, emitiu orientações à população sobre precauçõesnecessárias em casos de ocorrências na rede elétrica durante tempestades.

De acordo com o engenheiro eletricista Demetrio Aguiar, a situação comum nessas condições é a ocorrência de fios partidos, especialmente quando árvores caem sobre a rede ou objetos são arremessados pelos ventos.

Aguiar aconselha, então, que, ao se deparar com um fio partido, não se aproximar ou tocar nos cabos. Além disso, se possível, impedir que outros se aproximem.

Medidas para casos de queda de cabos da rede elétrica

Em casos em que fios rompidos estão sobre veículos, a saída do automóvel só é recomendada em situações de incêndio. Conforme o engenheiro, ao sair do veículo, é vital não tocar na estrutura, assim como no solo simultaneamente. Isso porque pode resultar em um choque elétrico, podendo alcançar até 13,8 mil volts em redes de média tensão.

Em caso de acidentes envolvendo a rede elétrica, a recomendação é contatar imediatamente o serviço de atendimento da Cemig pelo telefone 116. Ele fica disponível 24 horas por dia.

Para árvores caídas, a sugestão é não tentar removê-las. Assim, chamar os bombeiros para a operação, pois podem conter cabos partidos que representam risco de choque elétrico.