O pagamento do IPVA, que começa no dia 32, garante descontos para quem optar pela quota única ou regularizou débitos nos anos anteriores.(FOTO: Reprodução Agencia Minas)
O pagamento do IPVA, que começa no dia 32, garante descontos para quem optar pela quota única ou regularizou débitos nos anos anteriores.(FOTO: Reprodução Agencia Minas)

O pagamento do IPVA, que começa no dia 3/2, garante descontos para quem optar pela quota única ou regularizou débitos nos anos anteriores.

Os proprietários de veículos em Minas Gerais devem se preparar para o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), que começa no dia 3 de fevereiro.

O vencimento, por sua vez, varia conforme o final da placa do veículo, com o prazo se estendendo até 7 de fevereiro.

Quem optar pelo pagamento em quota única, por exemplo, garante 3% de desconto sobre o valor do imposto.

Além disso, proprietários que regularizaram os débitos do veículo nos anos de 2023 e 2024 podem obter um desconto adicional de 3%. Dessa forma, quem pagar o tributo integralmente pode deduzir até 6% do valor total.

A mudança no calendário, ao contrário de anos anteriores, traz alívio aos contribuintes, considerando as diversas despesas acumuladas em janeiro, como impostos e materiais escolares.

Para aqueles que escolherem o parcelamento, o pagamento da primeira parcela ocorrerá em fevereiro, enquanto as demais parcelas estão previstas para março e abril.

O pagamento do IPVA é necessário para garantir o licenciamento regular do veículo junto à Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito de Minas Gerais (CET-MG).

A inadimplência, por outro lado, pode resultar em multas, juros, inclusão na Dívida Ativa do Estado e até apreensão do veículo em fiscalizações.

Para consultar os valores do IPVA deste ano, basta acessar o site da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/MG), no menu “Tributos”, e clicar em “IPVA”.

Por fim, o valor do imposto é calculado com base no valor venal do veículo, conforme a Tabela Fipe, além de outras especificações previstas por lei.