PC resgata 86 animais em situação de maus-tratos em Campo Belo
Foto: Divulgação/PCMG

O imóvel apresentava sérios problemas, com animais sem acesso a água limpa e vivendo em ambientes sujos e insalubres.

Na última sexta-feira (20/09), a Polícia Civil (PC), em parceria com a Polícia Militar (PM), prendeu em flagrante um homem de 37 anos acusado de maus-tratos a animais em Campo Belo, no Centro-Oeste de Minas. A ação foi realizada durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão.

Operação e animais resgatados

Durante a operação, foram resgatados 76 aves de diversas espécies, além de seis cães e quatro gatos, todos em condições inadequadas, conforme atestado por veterinário presente no local. O imóvel onde os animais estavam mantidos apresentava sérias deficiências de higiene. Muitas aves se encontravam em gaiolas sem acesso a água, e onde havia água, esta estava contaminada com fezes. Os vasilhames estavam extremamente sujos.

Detalhes

De acordo com a PC, a situação dos gatos era ainda mais alarmante. Eles estavam confinados em um cômodo fechado, repleto de fezes e pelos acumulados, compartilhando o espaço com galinhas. Um dos gatos apresentava lesões, e todos mostravam pelos embolados e magreza, evidenciando a grave negligência do responsável.

Condições insalubres

Além disso, as aves não tinham abrigo adequado, e uma cadela estava em um ambiente fechado, com o acúmulo de fezes ocupando a maior parte do espaço disponível para sua movimentação.

Animais foram para clínica veterinária e tutores provisórios

Os animais resgatados foram encaminhados para a clínica veterinária da Universidade de Formiga, onde receberam os cuidados necessários. Os cães e gatos foram entregues a tutores provisórios comprometidos com seu bem-estar. O suspeito do crime foi levado ao sistema prisional.