PCMG implanta "Chame a Frida" em Municípios da região.(FOTO: Divulgação PC-MG)
PCMG implanta "Chame a Frida" em Municípios da região.(FOTO: Divulgação PC-MG)

A ferramenta tem como objetivo combater a violência contra as mulheres

No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deu um passo significativo no combate à violência doméstica e familiar com o lançamento do projeto “Chame a Frida”.

O projeto estará disponível em cinco municípios do Centro-Oeste do estado. Divinópolis, Bom Despacho, Pará de Minas, Formiga e Nova Serrana agora contam com a assistente virtual “Frida”, disponível através do aplicativo de mensagens WhatsApp.

O objetivo do projeto é oferecer um canal de denúncia fácil e discreto, permitindo que as vítimas se sintam mais seguras para buscar ajuda. 

As vítimas podem iniciar uma conversa com Frida, que oferece acolhimento, esclarecimento de dúvidas e, quando necessário, direcionamento para as autoridades policiais.

Descrição 

O chefe do 7º Departamento em Divinópolis, delegado-geral Flávio Tadeu Destro, ressaltou a importância da iniciativa.

“É um canal de denúncia fácil, célere e discreto, permitindo que as vítimas se sintam mais seguras para buscar ajuda. É uma iniciativa não apenas fortalece o apoio às vítimas, mas também representa um passo significativo na construção de uma comunidade mais segura”, destacou Destro.

Proteção 

Para a vice-prefeita de Divinópolis, Janete Aparecida, a ferramenta é crucial para oferecer alternativas seguras e acessíveis às vítimas.

“Diversos tipos de violência podem ocorrer em qualquer lugar. Essa ferramenta facilita, especialmente para mulheres que hesitam em denunciar parceiros, proporcionando maior segurança às vítimas. É oferecer alternativas seguras e acessíveis”.

A deputada estadual Lohana França enfatizou que o projeto “Chame a Frida” é um chamado à consciência coletiva e à ação conjunta para erradicar a violência contra a mulher.

“O projeto Chame a Frida é mais do que uma política pública; é um chamado à consciência coletiva, à solidariedade e à ação conjunta para erradicar a violência contra a mulher.”

Na prática, o projeto permite que as mulheres obtenham orientações sobre a Lei Maria da Penha, medidas de proteção, agendamento de horários para comparecimento a unidades policiais, entre outros serviços, sempre priorizando a segurança e o bem-estar das vítimas.

O contato é realizado por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp nos seguintes números: Divinópolis (31) 98428-8728, Bom Despacho (31) 98402-8293, Pará de Minas (31) 98482-4818, Formiga (31) 98471-6323 e Nova Serrana (31) 98480-8697.