A Fundação Irmão Diamantino confirmou, nesta terça-feira (21), por meio de nota, o processo de extinção do plano São João de Deus Saúde. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou a portabilidade especial para os beneficiários. Com isso, os usuários terão 60 dias para migrar os períodos de carência já cumpridos para outra operadora.

Para proceder com a portabilidade especial, o usuário deve primeiramente consultar o Guia de Planos, no Portal da ANS (http://www.ans.gov.br/guiadeplanos), selecionando a opção “Portabilidade especial” para verificar quais planos são compatíveis com o seu atual. Em seguida ele deve comparecer à operadora escolhida e apresentar a documentação necessária para a portabilidade que é: identidade, CPF, comprovante de residência e pelo menos quatro boletos pagos na operadora de origem, referentes ao período dos últimos seis meses.

Os beneficiários terão como opção, realizarem a Portabilidade Especial de carências para o Plano Individual, Familiar ou Coletivo, por adesão e escolha do próprio usuário, garantindo assim o direito da entrada do usuário em outra operadora de saúde suplementar sem o cumprimento de carência, uma vez que a mesma já foi cumprida na operadora de origem.

O Plano São João de Deus Saúde continuará garantindo o atendimento aos seus usuários, contanto principalmente com o Hospital São João de Deus. O plano também irá orientar os beneficiários a como proceder.

ANS

Alegando “anormalidades econômico-financeiras e administrativas” a ANS a decretou a alienação compulsória da carteira de beneficiários do plano no dia 31 de março. Desde então o plano estava recorrendo a prorrogação do prazo, até que nenhum outro recurso viável e ele optou pela extinção.