Preso suspeito de garimpo ilegal em Arcos
Foto: Polícia Militar de Meio Ambiente

A operação, motivada por denúncias de invasões e ameaças, resultou na prisão de um homem de 62 anos no local.

Na manhã desta sexta-feira (02/08), a Polícia Militar de Meio Ambiente (PM MAmb) realizou uma operação em combate ao garimpo ilegal de quartzo na Fazenda Boa Vista, localizada na região dos Vermelhos, em Arcos, no Centro-Oeste de Minas Gerais.

Denúncias

Segundo a PM MAmb, a ação foi desencadeada após diversas denúncias de que garimpeiros de várias regiões do estado haviam invadido propriedades rurais no município, extraindo ilegalmente rochas de quartzo destinadas a compradores chineses, danificando propriedades e ameaçando moradores locais.

Preso em flagrante

Durante a operação, os militares prenderam em flagrante um homem de 62 anos, acusado de extração irregular do mineral. O suspeito foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Arcos e em seguida encaminhado à Delegacia de Polícia Federal de Divinópolis pela Polícia Penal.

Materiais apreendidos

Além da prisão, foram apreendidos no local 09 pás, 07 picaretas, 01 martelo de lapidação, 04 sacolas de plástico com rochas de quartzo, 02 aparelhos celulares, um veículo Fiat/Uno Way vermelho e um veículo VW/Parati. A operação resultou na apreensão de 17 ferramentas, e com um total de R$ 39.597,75 em multas aplicadas.